Portugués

Neutralidade carbónica: a dependência do Japão em relação ao petróleo

Em 26 de outubro de 2020, o antigo primeiro-ministro Suga Yoshihide declarou que o Japão tem como objetivo alcançar a neutralidade carbónica até 2050.

De acordo com o Parlamento Europeu, a neutralidade carbónica significa ter um equilíbrio entre a emissão de carbono e a absorção de carbono da atmosfera em sumidouros de carbono.

A remoção do óxido de carbono da atmosfera e o seu posterior armazenamento é conhecido como sequestro de carbono. Para atingir emissões líquidas nulas, todas as emissões globais de gases com efeito de estufa (GEE) terão de ser compensadas pelo sequestro de carbono.

Para atingir o seu objetivo, o Japão pretende reduzir as emissões de gases com efeito de estufa para quase zero até 2050 e concretizar uma sociedade descarbonizada.

Em 25 de dezembro de 2020, o governo formulou uma «Estratégia para o Crescimento Verde através da Neutralidade Carbónica até 2050», que estabelece objectivos ambiciosos para 14 domínios-chave nos sectores da energia, dos transportes, da indústria transformadora, da habitação e dos escritórios.

Esta estratégia explicita os desafios actuais e as acções futuras por áreas prioritárias e formula planos de ação que abrangem políticas globais em domínios como o orçamento, a tributação, as reformas regulamentares e de normalização e a colaboração internacional.

Neutralidade carbónica

Além disso, em 9 de junho de 2021, o governo decidiu sobre um roteiro regional de descarbonização que delineia o processo e as medidas concretas para a transição para uma sociedade descarbonizada.

Com base neste roteiro, o governo japonês tem como objetivo difundir a descarbonização em todo o Japão, criando pelo menos 100 áreas líderes em descarbonização até ao ano fiscal de 2030 e implementando medidas prioritárias que servirão de base para a descarbonização em todo o Japão, especialmente através de um período intensivo de cinco anos de implementação de políticas.

O Japão tem-se esforçado por reduzir a sua dependência do petróleo, promovendo a conservação de energia e a utilização de combustíveis alternativos.

A administração do atual primeiro-ministro, Kishida Fumio, sucedeu à política do anterior primeiro-ministro, Suga Yoshihide. Em 7 de junho de 2022, o governo japonês anunciou a «Política Básica de Reforma e Gestão Económica e Fiscal para 2022«, que visa concentrar-se no investimento na transformação verde (GX).

 

Redacción Opportimes

Publicidad
loading...
Mostrar más
Botón volver arriba