Portugués

As 264 Zonas Industriais Organizadas na Turquia

De acordo com um relatório da Organização Mundial do Comércio (OMC), a Turquia tem 264 Zonas Industriais Organizadas (ZIO), que foram criadas por lei em 2000.

O objetivo destas zonas é criar um ambiente propício ao investimento, com infra-estruturas adequadas às empresas, e permitir um desenvolvimento planeado em diferentes regiões. 

As zonas são estabelecidas em diferentes regiões, sujeitas à aprovação do Ministério da Indústria e Tecnologia, que também concede empréstimos às empresas para a criação, construção e funcionamento das ZIO. 

Em 2022, as taxas de juro dos empréstimos eram de 3%, com um período de carência de três anos e um período de reembolso de 13 anos. 

Uma das alterações introduzidas no Regulamento de Implementação das Zonas Industriais Organizadas durante foi a eliminação das restrições sobre os tipos de actividades que não podiam ser estabelecidas numa zona industrial organizada (ou seja, refinação, produção de energia nuclear, fabrico de cimento, complexos petroquímicos e fábricas de açúcar integradas).

Outra alteração é a simplificação das disposições relativas à bonificação de juros concedida pelo Ministério sobre os empréstimos concedidos pelos bancos às ZIO para os seus projectos de investimento. 

Zonas industriais 

De acordo com a OMC, os incentivos disponíveis nas ZI são a isenção de IVA para a aquisição de terrenos, uma isenção de cinco anos de impostos sobre imóveis, isenção de impostos em caso de fusão ou segregação de parcelas, isenção de impostos municipais em determinados casos e isenção de impostos de construção. 

Por outro lado, as principais actividades empresariais nas ZPE são a produção de géneros alimentícios, têxteis, produtos de couro, mobiliário e produtos de madeira, papel, produtos químicos, produtos farmacêuticos, plásticos, produtos metálicos de base, produtos eléctricos e electrónicos, actividades do sector automóvel e fabrico de veículos terrestres. 

Entretanto, até ao final de 2021, existiam 73 Zonas de Desenvolvimento Tecnológico (TDZ) em funcionamento na Turquia, dedicadas ao desenvolvimento do sector de alta tecnologia através do apoio à I&D.

A legislação de execução é a Lei de 2001 sobre as Zonas de Desenvolvimento Tecnológico e o respetivo regulamento de execução.

A lei foi alterada em 2021 para alargar até 2028 o âmbito dos incentivos e isenções previstos, que deveriam expirar em 2023; para apoiar o emprego de licenciados em I&D; e para conceder subsídios para o emprego de estudantes de doutoramento, a construção de oficinas e edifícios de I&D em parques tecnológicos e o financiamento de máquinas, equipamento e software, bem como para a construção de oficinas e edifícios de I&D em parques tecnológicos e o financiamento de máquinas, equipamento e software.

 

Redacción Opportimes

Publicidad
loading...
Mostrar más
Botón volver arriba