Em 28 de abril de 2025, os Estados Unidos anunciaram um acordo com o México sobre o Rio Grande para aumentar o abastecimento dos Estados Unidos e reduzir o atual défice até outubro de 2025 (ou seja, até ao final do atual ciclo).
O Tratado da Água de 1944 diz respeito à bacia do Rio Grande, situada a sul de Fort Quitman, no Texas.
O tratado estabelece que os Estados Unidos têm direito à água dos afluentes que alimentam o Rio Grande no seu território. Além disso, podem receber um terço do caudal de certos afluentes mexicanos. Este volume deve ser, em média, de pelo menos 0,35 milhões de acre-feet (MAF) por ano, medido em ciclos de cinco anos, ou 1,75 MAF no total.
O Rio Grande nasce nas montanhas do Colorado, nos EUA, e percorre aproximadamente 3.000 quilómetros, formando grande parte da fronteira entre os EUA e o México, desde El Paso, no Texas, até ao Golfo do México.
Rio Grande
Desde 1994, o México não tem cumprido repetidamente as suas obrigações de fornecimento de água do Rio Grande dentro do ciclo de cinco anos. O ciclo atual teve início em 25 de outubro de 2020 e, em 19 de abril de 2025, o México só tinha fornecido cerca de 0,53 MAF, de acordo com o CILA.
Se houver uma seca extraordinária -um termo indefinido- o México tem de repor a água em falta no ciclo seguinte. As repetidas falhas geraram preocupação no Texas e suscitaram apelos à criação de mecanismos para garantir um abastecimento mais fiável. O Tratado da Água de 1944 prevê mecanismos de resolução de litígios nestes casos. Em abril de 2025, Trump falou nas redes sociais sobre possíveis sanções e tarifas contra o México devido a esta questão.
Vários especialistas atribuem os recentes défices à seca na bacia do Rio Grande. Alertam também para o facto de as alterações climáticas afectarem os padrões meteorológicos.
Cumprimento do tratado
Em 28 de abril, os Estados Unidos e o México assinaram um acordo. O objetivo é aumentar o abastecimento e reduzir o défice até outubro de 2025.
Ao longo do tempo, o Congresso manteve-se atento a esta questão. Em 2024, alguns legisladores do Texas propuseram a retenção de fundos ao México para pressionar o cumprimento do tratado.
Agora, o Congresso está a avaliar quais os instrumentos executivos que estão a ser utilizados. Está também a considerar se é necessária nova legislação para além da Lei 331, aprovada em novembro de 2024.