Portugués

Os 5 maiores exportadores de grades de plástico

Os maiores exportadores mundiais de engradados, caixas, grades, caixotes e artigos semelhantes de plástico para transporte ou embalagem em 2022 foram a China, os Estados Unidos, a Alemanha, o México e a França.

A China, com 2.329 milhões de dólares, e os Estados Unidos, com 1.802 milhões de dólares, lideraram este ranking, com aumentos homólogos de 1 e 10%, respetivamente.

Seguiram-se a Alemanha (1.362 milhões de dólares, -2%), o México (1.009 milhões de dólares, +13%) e a França (785 milhões de dólares, -6%).

À escala mundial, as exportações destes produtos ascenderam a 15,27 mil milhões de dólares, segundo dados da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Por outro lado, os maiores importadores de caixas, engradados, gaiolas e artigos semelhantes de plástico para transporte ou embalagem foram os Estados Unidos (1.570 milhões de dólares) e o México (1.331 milhões).

Caixas

O Ministério da Economia mexicano recomenda às empresas que comprem estes produtos no México, dada a capacidade de produção local, com 18 empresas na indústria alimentar, 123 na indústria de plásticos e borracha, 376 no fabrico de material de transporte e 98 noutras indústrias transformadoras, como indicado na Estratégia de Diversificação Inteligente para a Promoção Económica do Sul-Sudeste.

A sua ideia é reforçar as cadeias de abastecimento nacionais e internacionais e ligar as empresas mexicanas que fornecem bens às grandes empresas que importam esses mesmos bens do estrangeiro.

Na perspetiva do Departamento de Comércio dos EUA, a indústria de plásticos e resinas é uma das melhores perspectivas para os exportadores americanos no México.

O México é o maior mercado para os exportadores americanos de produtos plásticos, totalizando 19,3 mil milhões de dólares em 2021, e o segundo maior destino para a borracha americana, totalizando 3,3 mil milhões de dólares em 2021.

Juntas, essas categorias representam 26% das exportações de plásticos e resinas dos EUA para o México.

Em 2022, o México continuou a ser o principal destino das vendas externas de plásticos dos EUA, com 21,25 mil milhões de dólares.

Os setores de embalagens e construção impulsionam o mercado de plásticos do México, respondendo por 47% e 12% do mercado, respetivamente.

De acordo com as perspectivas do Departamento de Comércio, o crescimento nas indústrias automóvel, aeroespacial e outras indústrias líderes continuará provavelmente a criar oportunidades para as exportações dos EUA de peças fabricadas e novos materiais de engenharia.

 

Redacción Opportimes

Publicidad
loading...
Mostrar más
Botón volver arriba