Portugués

Os 15 principais OEM de veículos ligeiros do mundo

Os 15 principais OEM representam aproximadamente 80% ou cerca de 72 milhões de unidades, com base na produção de veículos ligeiros de 2023.

Esses OEMs foram:

  1. Toyota Motor Corporation.
  2. Grupo Volkswagen.
  3. Hyundai Motor Group.
  4. Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi.
  5. Stellantis N.V.
  6. General Motors Company.
  7. Ford Motor Company.
  8. Honda Motor Company.
  9. Suzuki Motor Corporation.
  10. BYD Auto.
  11. Zhejiang Geely Holding Group.
  12. BMW AG.
  13. Mercedes-Benz AG.
  14. Chang’an Automobile (Group) Co., Ltd.
  15. Tesla, Inc.

Os OEMs produziram mais de 90 milhões de veículos leves em 2023, um aumento de aproximadamente 10% em relação à produção de 2022.

Principais OEM

De acordo com a empresa de peças para automóveis Magna International, sediada no Canadá, o crescimento considerável do mercado automóvel chinês ao longo da última década levou ao crescimento significativo de vários OEM chineses, incluindo a BYD Auto, a Geely e a Chang’an, tal como acima referido.

Além disso, a tendência crescente para a eletrificação dos veículos levou ao aparecimento de novos OEM centrados nos veículos eléctricos, sobretudo na China.

Historicamente, os OEM têm construído os seus veículos nas regiões onde são vendidos principalmente e, como resultado, muitos OEM estabeleceram instalações de fabrico em vários países.

Cadeias de abastecimento

Embora a Magna International acredite que esta prática histórica se manterá a longo prazo, alguns dos OEM com sede na China, como a BYD e a Geely, estão a entrar no mercado europeu com veículos exportados da China, enquanto a VinFast, um OEM com sede no Vietname, entrou nos mercados europeu e norte-americano com veículos exportados do Vietname.

Uma vez que os OEM recorrem frequentemente à gestão da cadeia de abastecimento e a técnicas de fabrico optimizadas nas suas operações, muitas instalações de fornecedores Tier 1 estão geralmente localizadas relativamente perto das instalações dos OEM para reduzir os custos e os riscos associados a cadeias de abastecimento mais longas.

Apesar das elevadas barreiras à entrada em muitas áreas de produtos, bem como da natureza altamente intensiva em termos de capital da indústria global de fornecimento de automóveis Tier 1, a concorrência é feroz e intensifica-se a partir de muitas fontes diferentes.

 

Redacción Opportimes

Publicidad
loading...
Mostrar más
Botón volver arriba