8 de Setembro de 2024

EnglishFrançaisPortuguêsEspañol
Portada » Exportações agrícolas e agroindustriais do México

Exportações agrícolas e agroindustriais do México

3 septiembre, 2024
Portugués
Exportações agrícolas e agroindustriais do México

As exportações agrícolas e agroindustriais do México cresceram 4,5% em relação ao ano anterior no primeiro semestre de 2024.

Com isso, o valor chegou a 28,607 milhões de dólares, de acordo com dados do Inegi.

Entre os produtos que compõem essas vendas externas estão cerveja, tomates, tequila, abacates, pepinos, cebolas, morangos, mirtilos, nozes, frutas cítricas, açúcar e chocolate.

Vendas externas agroalimentares do México

Por um lado, as exportações de produtos agrícolas e pesqueiros aumentaram 6,6% no primeiro semestre de 2024, para 12.997 milhões de dólares.

Em 2023, o México ficou em nono lugar entre os maiores exportadores de produtos agrícolas do mundo, com vendas externas de 50 bilhões de dólares.

Por outro lado, as vendas externas mexicanas de produtos agroindustriais totalizaram 15,610 bilhões de dólares de janeiro a junho de 2024, um aumento de 2,8% em relação ao mesmo período de 2023.

Esse último grupo de produtos está subdividido da seguinte forma, em milhões de dólares:

  • Alimentos, bebidas e tabaco: 15.404 (2,7% a.a.).
  • Produtos químicos: 198 (16,8%).
  • Têxteis e produtos de couro: 7 (-53,8%).
  • Outras manufaturas: 2 (13,8%).

Exportações agrícolas e agroindustriais

Em 2023, a economia mexicana era o sétimo maior exportador de alimentos do mundo.

O México se destaca por sua produção de frutas, legumes, bebidas e certos alimentos, e tem vantagens como seu clima e tipos de solo para cultivo, com características diferentes das dos Estados Unidos e do Canadá.

Isso permite que o México concorra melhor com o restante da produção norte-americana, como no caso do abacate, ou forneça produção complementar, como no caso do açúcar.

Produção na América do Norte

A agricultura dos EUA tem fatores que a tornam uma potência global na produção de grãos, soja, carnes, laticínios, alimentos preparados e nozes, entre muitos outros.

Enquanto isso, o Canadá exporta principalmente grãos, sementes oleaginosas e nozes, lentilhas, peixes, cacau, animais vivos e certas preparações alimentícias.

De modo geral, a América do Norte se destaca nas exportações agrícolas e agroindustriais e tem um alto grau de complementaridade entre seus países nesse setor.

 

[themoneytizer id="51423-6"]