English

Comércio eletrónico no México: os retalhistas estão a enviar mais encomendas e menos paletes

Como parte do crescimento do comércio eletrónico no México, os retalhistas estão a mudar cada vez mais do envio de encomendas para paletes, observou a Vesta.

De acordo com as projecções da empresa alemã Statista, o comércio eletrónico no México registará um crescimento das receitas de vendas de 85% entre 2021 e 2025.

Para a Vesta, uma empresa mexicana líder no sector imobiliário industrial e de logística na América Latina, este facto irá criar novas oportunidades nos serviços de logística, armazenamento e entrega. 

Com o aumento do envio de encomendas, os retalhistas estão a manter elevados níveis de inventário, a expandir as carteiras de produtos e a investir na logística inversa para gerir as devoluções. 

De todas as vendas a retalho no México durante 2023, as vendas de comércio eletrónico tiveram uma quota de 11%, de acordo com o Statista.

Essa cobertura pode ser considerada baixa penetração em comparação com outras economias, como os Estados Unidos (16%) e a China (44%). 

Comércio eletrónico

A Vesta acredita que a procura de ABL industrial no México proveniente do comércio eletrónico irá crescer nos próximos anos, com as maiores áreas metropolitanas (Cidade do México, Guadalajara e Monterrey) a beneficiarem mais.

Em 31 de dezembro de 2023, a base de arrendatários da Vesta em termos de ABL arrendada era composta principalmente por empresas do sector automóvel 33,1 por cento, logística 12,1 por cento, alimentação e bebidas 9,1 por cento, aeroespacial 6,8 por cento e comércio eletrónico 6,9 por cento.

Globalmente, o comércio eletrónico está a transformar rapidamente o comércio global B2C e B2B. 

De acordo com a BigCommerce Holdings, o rápido crescimento do comércio eletrónico está a levar as empresas a adotar plataformas de comércio eletrónico como a BigCommerce para criar lojas de comércio eletrónico de marca envolventes e alavancar ligações entre canais com mercados online, redes sociais e sistemas de POS offline.

Em 2023, o comércio eletrónico no México cresceu a uma taxa anual de 24,6%, para 658,3 mil milhões de pesos, de acordo com a Associação Mexicana de Retalho Online.

O Statista estima que a dimensão do mercado de comércio eletrónico no México atinja 42,2 mil milhões de USD em 2023.

 

Redacción Opportimes