Portugués

Classificação de Competitividade Mundial: México, seus declínios e melhorias

O México ficou em 56º lugar na Classificação de Competitividade Mundial 2023 do IMD, uma posição abaixo da edição anterior.

Por um lado, suas principais melhorias foram no emprego (crescimento de longo prazo), força de trabalho (também crescimento de longo prazo), crescimento populacional, receitas de turismo, exportações de serviços comerciais, crescimento real do PIB per capita, níveis de remuneração, mobilidade interna de estudantes e densidade de novas empresas.

O país também apresentou melhorias na adaptabilidade da política governamental, finanças públicas, resiliência da economia, qualidade do transporte aéreo, risco de instabilidade política, acesso à água, suborno e corrupção, superávit/déficit do orçamento público, exposição à poluição por partículas, taxa de desemprego e pessoal estrangeiro altamente qualificado.

Por outro lado, as maiores quedas do México foram em mão de obra qualificada, competitividade de custos, relações trabalhistas eficientes, dinamismo da economia, ambiente favorável aos negócios, atitudes abertas e positivas, acesso a financiamento, alto nível de educação, infraestrutura confiável e qualidade da governança corporativa.

Outras quedas ocorreram em regime tributário competitivo, ambiente jurídico eficaz, estabilidade política e previsibilidade, forte cultura de P&D e competência governamental.

Os critérios para avaliar as 15 maiores melhorias e os 15 maiores declínios no desempenho geral da economia mexicana acima são determinados pelas maiores mudanças percentuais no valor de cada critério de um anuário para o outro.

Classificação de competitividade mundial

A classificação é compilada pelo Institute for Management Development (IMD), com sede na Suíça.

O IMD é uma instituição acadêmica independente com raízes suíças e alcance global, fundada há quase 75 anos por líderes empresariais para líderes empresariais. Desde sua criação, o IMD tem sido uma força pioneira no desenvolvimento de líderes que transformam organizações e contribuem para a sociedade.

Com sedes em Lausanne (Suíça) e Cingapura, o IMD tem sido classificado entre os 3 primeiros no ranking anual de Educação Executiva Global do FT pelos últimos nove anos consecutivos e entre os cinco primeiros por 17 anos consecutivos.

 

Redacción Opportimes

Publicidad
loading...
Mostrar más
Botón volver arriba