13 de Julho de 2025

Portada » Trump imporá tarifa de 30% sobre o México e a União Europeia

Trump imporá tarifa de 30% sobre o México e a União Europeia

12 julio, 2025
Portugués
Trump imporá tarifa de 30% sobre o México e a União Europeia
Photo: White House.

O presidente Donald Trump ameaçou no sábado impor uma tarifa de 30% sobre o México e a União Europeia, dois de seus parceiros comerciais mais importantes.

Depois de anunciar que essas tarifas entrariam em vigor a partir de 1º de agosto, Trump deixou em aberto a possibilidade de reduzir essa taxa tanto para o México quanto para o bloco europeu.

Os Estados Unidos importaram US$ 1,1 trilhão em mercadorias de ambos os parceiros comerciais em 2024.

Do México, suas importações foram de 505,851 bilhões de dólares, e da União Europeia totalizaram 605,760 bilhões de dólares.

Tarifa de 30% sobre o México

Para o México, a nova tarifa implica um aumento de 5 pontos percentuais em relação aos 25% já cobrados pela alfândega dos EUA sobre os produtos mexicanos que não estão em conformidade com o Tratado entre o México, os Estados Unidos e o Canadá (T-MEC).

Quanto à União Europeia, a nova tarifa implica um aumento de 10 pontos percentuais em comparação com a “tarifa recíproca” de 20% que Trump anunciou no início de abril.

No início desta semana, o Secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, disse que um acordo com a UE estava na mesa de Trump para uma decisão final.

Resposta do México

Em 11 de julho, uma delegação mexicana viajou para os Estados Unidos. Vários ministérios do governo federal participaram. Eles se reuniram com o Departamento de Estado, o Conselho de Segurança Nacional e outras agências. O objetivo era estabelecer uma mesa redonda binacional permanente.

De acordo com uma declaração divulgada pelo Secretário de Economia do México, Marcelo Ebrard, essa mesa redonda abordará questões fundamentais. Essas questões incluem segurança, migração, fronteira, gerenciamento de água e economia. Além disso, os Estados Unidos anunciaram que aplicarão novas tarifas comerciais a partir de 1º de agosto. O México rejeitou essa medida. Ele a descreveu como injusta.

Diante desse cenário, os dois lados concordaram em agir. A mesa buscará uma alternativa antes dessa data. O objetivo é claro: proteger empregos e empresas em ambos os lados da fronteira. Por enquanto, o México já iniciou as negociações.

Trump não esclareceu se as importações mexicanas em conformidade com o T-MEC continuariam isentas de tarifas após 1º de agosto.

 

Imagen cortesía de Redacción Opportimes | Opportimes