A Orbia será a primeira empresa a produzir hexafluorofosfato de lítio para veículos eléctricos em grande escala nos Estados Unidos.
O hexafluorofosfato de lítio (LiPF₆) é utilizado como sal eletrolítico em baterias de carros eléctricos. É dissolvido numa mistura de solventes. Assim, permite que os iões de lítio passem entre o ânodo e o cátodo. Este movimento é essencial para o bom funcionamento da bateria. Melhora igualmente o carregamento rápido. Influencia igualmente a densidade energética e o tempo de vida.
Lítio para veículos eléctricos
Em outubro de 2022, a Orbia recebeu uma subvenção de 100 milhões de dólares do Departamento de Energia dos EUA. Este investimento faz parte da Lei das Infra-estruturas. O objetivo é aumentar a produção nacional de baterias para carros eléctricos e melhorar a rede eléctrica. Tem também como objetivo reduzir a dependência de materiais importados.
Graças a esta ajuda, a Orbia vai construir a primeira grande fábrica de produção de LiPF₆ nos Estados Unidos.
De acordo com a Wards Intelligence, 78,9% dos veículos elétricos vendidos nos EUA no terceiro trimestre de 2024 foram fabricados na América do Norte. Em comparação, apenas 7,3% vieram da Coreia do Sul e 5,3% da Alemanha.
As vendas de carros eléctricos no país ultrapassaram 1,3 milhões em 2024. Isso representa um crescimento de 7,3% em relação ao ano anterior, de acordo com dados da Kelley Blue Book da Cox Automotive.
Orbia
Atualmente, os Estados Unidos não produzem LiPF₆ em grande escala. Praticamente todo o material vem da Ásia. Além disso, essas importações são caras. Portanto, a falta de produção local representa um risco para a cadeia de abastecimento de baterias de iões de lítio.
Para alterar esta situação, a Koura, parte da Orbia, planeia abrir uma fábrica no país. Esta instalação produzirá até 10.000 toneladas métricas de LiPF₆ por ano. Com essa capacidade, será possível abastecer mais de 1 milhão de veículos eléctricos.
Além disso, a fábrica terá acesso a minerais críticos. Terá também reciclagem e integração vertical. Graças a isso, será capaz de competir com as importações e reduzir a dependência externa. Isto reforçará a cadeia de abastecimento nacional e impulsionará a indústria de automóveis eléctricos dos EUA.