Os investimentos da Corporación Moctezuma, uma empresa mexicana de cimento, tiveram uma tendência de aumento nos últimos cinco anos.
Além de cimento portland e branco, a empresa produz argamassa, concreto pronto e agregados.
Um fato importante em seu histórico de investimentos destaca a Corporación Moctezuma. Em 1997, ela foi a primeira empresa de cimento do México a instalar um sistema de produção totalmente automatizado. Essa inovação foi implementada em sua fábrica em Tepetzingo, Morelos.
A fábrica foi equipada com tecnologia de ponta e maquinário moderno. Graças a isso, ela se tornou uma das mais eficientes do mundo. Ela também se destacou por ter um dos menores consumos de energia do setor de cimento.
Mais recentemente, em 2024, a empresa registrou vendas de 19.797 milhões de pesos, representando um aumento de 0,7% em relação ao ano anterior. Além disso, seu lucro líquido aumentou 5,8% em relação ao ano anterior. No total, alcançou 6.521 milhões de pesos.
Investimentos da Corporación Moctezuma
Até 2025, a Corporación Moctezuma planeja investir 2.125 milhões de pesos. De acordo com seu programa de investimentos, serão alocados 1.942 milhões de pesos para melhorar e modernizar o processo de produção de cimento em Tepetzingo, usando combustíveis alternativos.
Na fábrica de Cerritos, a empresa planeja investir na melhoria da infraestrutura logística para frete ferroviário e ajustes de pedreiras, aquisição de terrenos, bem como otimização e manutenção de instalações e equipamentos.
No negócio de concreto, a empresa planeja investir 97 milhões de pesos em equipamentos de transporte, modernização e melhoria da infraestrutura operacional, bem como em melhorias de segurança e ambientais.
Em nível corporativo, a Corporación Moctezuma investirá 53 milhões de pesos em sistemas de informática e 33 milhões de pesos na compra de equipamentos de transporte de utilidades.
De acordo com sua política, os investimentos acima serão financiados com seus próprios recursos.
Capacidade de produção
Em 2021, a Cementos Moctezuma investiu 411,7 milhões de pesos. Uma parte significativa foi alocada para o negócio de cimento. Lá, os recursos foram usados para manter equipamentos e melhorar as operações. Ao mesmo tempo, no negócio de concreto, foram adquiridas unidades misturadoras e o Laboratório Central foi remodelado para melhor controle de qualidade.
No ano seguinte, em 2022, os investimentos aumentaram para 678,2 milhões de pesos. Na área de cimento, foram alocados 652,5 milhões de pesos. Esses recursos foram utilizados em armazéns, terrenos, combustíveis alternativos e manutenção. Por outro lado, no concreto, 25,7 milhões de pesos foram investidos em fábricas, transporte e montagem de equipamentos.
Em 2023, o investimento aumentou ainda mais. Chegou a 1,09 bilhão de pesos. Do total, 952 milhões foram destinados ao cimento para modernizar processos, infraestrutura logística e linhas de embalagem. Além disso, 114 milhões de pesos foram investidos em concreto, enquanto 24 milhões de pesos foram alocados em nível corporativo para tecnologia e transporte de utilidades.
Finalmente, em 2024, o investimento chegou a 1.682 milhões de pesos. A Cementos Moctezuma destinou 1,549 bilhão ao cimento para processos mais modernos, uso de combustíveis alternativos e logística ferroviária. Especificamente, foram investidos 71 milhões de pesos, enquanto a empresa recebeu 62 milhões de pesos para renovar sua infraestrutura tecnológica.