O Export-Import Bank of the United States (EXIM) identificou 10 setores prioritários para enfrentar a concorrência da China.
O EXIM, uma entidade totalmente estatal, é a agência oficial de crédito à exportação dos Estados Unidos.
É uma agência independente do governo federal, que auxilia os exportadores que não conseguem acessar fontes privadas de financiamento de exportação, fornecendo empréstimos diretos, garantias de empréstimos, seguro de crédito à exportação e garantias de empréstimos para capital de giro.
Em 2019, a reautorização do EXIM direcionou o estabelecimento do Programa de Exportações Transformacionais e da China (CTEP), que tem um mandato de duas partes para auxiliar os exportadores dos EUA que enfrentam a concorrência da República Popular da China e promover a liderança comparativa dos EUA em 10 áreas de exportação transformacionais.
Essas áreas são: inteligência artificial; biotecnologia; ciências biomédicas; equipamentos de comunicação sem fio; computação quântica; semicondutores; energia renovável, eficiência energética e armazenamento de energia; tecnologias financeiras emergentes; tratamento de água e saneamento; e computação de alto desempenho.
Setores prioritários
Além dos programas padrão de empréstimo direto, garantia de empréstimo e seguro do EXIM, que apoiam as vendas dos EUA para compradores estrangeiros quando o financiamento privado não está disponível ou quando o financiamento oficial é necessário, o EXIM introduziu a iniciativa Make More in America para revitalizar a capacidade de fabricação e exportação dos EUA.
Essa nova iniciativa de financiamento aproveita as ferramentas existentes do EXIM de forma inovadora para tipos específicos de projetos de infraestrutura e manufatura doméstica com um nexo de exportação, apoiando as empresas dos EUA em todo o ciclo de vida da exportação.
A iniciativa está aberta a todos os setores, com prioridade para projetos que beneficiem o meio ambiente, pequenas empresas e transações de exportação downstream, incluindo semicondutores, biotecnologia e produtos biomédicos, energia renovável e armazenamento de energia.
Isso também fortalecerá a capacidade de fabricação nacional e nivelará o campo de atuação das empresas americanas que competem em mercados estrangeiros.
Os credores do setor privado e os corretores de seguros geralmente atuam como parceiros nas transações do EXIM.