Portugués

Volkswagen e Ford adquirem em conjunto o refrigerante para a fabricação de veículos

A Volkswagen e a Ford adquiriram em conjunto um refrigerante para a fabricação de veículos, uma fusão que foi aprovada pela Comissão de Concorrência Econômica do México (Cofece).

Inicialmente, em 7 de dezembro de 2022, a Volkswagen AG (VW) e a Ford Motor Company (Ford) notificaram a Cofece de sua intenção de entrar em uma concentração a este respeito.

A operação notificada consiste na implementação de um acordo de colaboração entre a VW e a Ford para a aquisição conjunta de refrigerante tipo R1234YF (Produto).

Este refrigerante será fornecido conjuntamente para uso como insumo em suas respectivas atividades de fabricação de veículos (Segundo Acordo de Cooperação).

Além disso, as atividades de aquisição conjunta terão efeitos em vários países.

Volkswagen e Ford

A transação não contém uma cláusula de não concorrência.

A fim de implementar o Segundo Acordo de Cooperação, ambas as empresas compartilharão certas informações relativas a fornecedores atuais e potenciais, especificações e volume esperado.

A partir da análise da Cofece, considera-se que a transação notificada, se implementada, dificilmente afetará o processo de livre concorrência e concorrência econômica.

A Cofece é responsável por impedir concentrações cujo objetivo ou efeito seja diminuir, prejudicar ou impedir a concorrência e a livre concorrência.

Além disso, tem o poder de contestar e sancionar aquelas concentrações e atos jurídicos derivados delas, cujo objetivo ou efeito seja diminuir, prejudicar ou impedir a concorrência e a livre concorrência na produção, distribuição e comercialização de bens e serviços na República Mexicana.

Portanto, pode autorizar fusões que não sejam contrárias ao processo de concorrência e livre concorrência nos termos da Lei Federal de Concorrência Econômica.

A Cofece é o órgão constitucional autônomo do Estado mexicano, que tem seu mandato estabelecido no artigo 28 da Constituição Mexicana.

Esta Comissão é responsável por supervisionar, promover e garantir a concorrência e a livre concorrência no país, para que os mercados funcionem eficientemente, em favor dos consumidores.

 

Redacción Opportimes

Publicidad
loading...
Mostrar más
Botón volver arriba