Portugués

Turbinas eólicas: aço, cobre, zinco, lítio e níquel

A produção de turbinas eólicas requer vários metais e minerais, incluindo aço, cobre, zinco, lítio, níquel, molibdénio, ferro, boro e chumbo, entre outros, de acordo com a Câmara Mexicana de Mineração (Camimex).

Para construir uma turbina eólica de 3 megawatts e 150 metros de altura são necessárias: 1 tonelada de betão, 335 toneladas de aço, 4,7 toneladas de cobre, 3 toneladas de alumínio, 2 toneladas de terras raras e outros materiais como o zinco e o molibdénio.

Para além disso, a Camimex destaca os seguintes exemplos.

Neodímio, ferro, boro e disprósio

Estes metais são utilizados nos ímanes permanentes dos geradores para acionar a turbina.

Chumbo, lítio, níquel e sódio

Os sistemas de armazenamento de energia são os elementos que permitem a integração das energias renováveis na rede eléctrica.

Molibdénio e zinco

Permitem que o aço utilizado na construção da torre se mantenha em bom estado durante mais tempo. Um spray de zinco é o que permitirá proteger a torre contra a corrosão.

Turbinas eólicas

De acordo com a Eneti, as turbinas eólicas têm normalmente um período de garantia de 5 a 10 anos de funcionamento e os fornecedores de turbinas eólicas (ou seja, Siemens Gamesa, GE, Vestas) oferecem um acordo de nível de serviço ao operador do parque eólico durante este período para prestar manutenção e serviço às turbinas.

Após este período de garantia inicial, o operador do parque eólico pode optar por contratar os serviços do fornecedor, manter e reparar o parque eólico utilizando equipamento próprio, contratar uma empresa especializada ou desenvolver um acordo intermédio em que os técnicos das turbinas são transferidos para o proprietário do parque eólico no final do período de garantia.

Uma vez que a inflação tem tendência para subir, prevê-se que os custos dos componentes aumentem para compensar a manutenção futura ao abrigo do acordo de garantia.

O excesso de capacidade eólica offshore pode agora servir como fonte alternativa de combustível para a eletrólise do hidrogénio, uma tecnologia versátil de armazenamento, transmissão e combustível de energia que pode ser utilizada para descarbonizar muitas indústrias e aplicações difíceis de reduzir.

Dado que a construção da eletrólise requer um capital intensivo, as empresas estão ansiosas por maximizar a utilização, um objetivo que a energia eólica marítima também apoia devido à sua elevada capacidade.

 

Redacción Opportimes

Publicidad
loading...
Mostrar más
Botón volver arriba