Portugués

Serviço Geológico Mexicano concentrará a exploração mineral no México

O Serviço Geológico Mexicano concentrará a exploração de minas no México, de acordo com as recentes alterações na Lei de Mineração.

Essa nova lei foi aprovada em 28 de abril de 2023 pelo Senado, que foi a câmara revisora depois que a iniciativa foi aprovada em 20 de abril na Câmara dos Deputados.

O Serviço Geológico do México é um órgão público descentralizado com personalidade jurídica e patrimônio próprios, coordenado setorialmente pelo Ministério da Economia (Secretaría), cujo objetivo é, entre outros, garantir o uso sustentável dos recursos minerais.

Como resultado das mudanças, agora cabe ao Ministério dirigir a exploração do território nacional para identificar e quantificar os recursos minerais potenciais da Nação, por meio de ordens de exploração emitidas ao Serviço Geológico Mexicano, que devem ser publicadas no Diário Oficial da Federação.

As ordens concedidas não serão válidas.

Com a finalidade de determinar geograficamente a exploração, os regulamentos desta Lei estabelecerão um órgão deliberativo para auxiliar o Secretário na definição da política nacional de exploração mineral.

Serviço Geológico Mexicano

Por motivos de utilidade pública ou para atender às necessidades futuras do país, as zonas de reserva de mineração podem ser declaradas por decreto do Executivo Federal publicado no Diário Oficial da Federação.

Além disso, de acordo com a nova Lei de Mineração, os títulos de concessão e cessão de mineração e os decretos que declaram zonas de reserva de mineração serão emitidos desde que as condições e os requisitos estabelecidos por essa Lei e seu Regulamento sejam atendidos, sem prejuízo de terceiros.

Por outro lado, a pessoa que tiver informações das quais se possa inferir que em um lote não cedido ou concessionado existam minerais ou substâncias que não sejam estratégicas ou reservadas ao Estado, poderá apresentá-las à Secretaria para que esta determine a conveniência de ordenar que o Serviço Geológico do México realize a exploração.

O Serviço Geológico do México poderá, então, firmar um acordo de colaboração com essa pessoa para a exploração do lote em questão, com um prazo improrrogável de até cinco anos.

Finalmente, caso, como resultado da exploração, seja determinado que existem minerais ou substâncias economicamente exploráveis, o Serviço Geológico do México proporá à Secretaria a realização da licitação correspondente, na qual a pessoa mencionada no parágrafo anterior terá o direito de obter a concessão se oferecer pelo menos 90% da oferta mais alta e cumprir todos os requisitos da Lei para obter a concessão.

 

Redacción Opportimes

Publicidad
loading...
Mostrar más
Botón volver arriba