Portugués

Produção industrial dos EUA

A produção industrial dos EUA apresentou um leve declínio no primeiro trimestre de 2023, caindo 0,1% em uma taxa trimestral ajustada sazonalmente, após uma contração de 0,6% durante o quarto trimestre de 2022.

O que explica esse declínio? Acima de tudo, a deterioração na geração de eletricidade e gás, derivada da menor demanda por aquecimento devido às temperaturas excepcionalmente quentes no início do ano e, em menor grau, à atividade manufatureira.

De acordo com o Banco do México (Banxico), isso foi parcialmente atenuado por uma recuperação na produção de mineração.

Após a fraqueza exibida no primeiro trimestre deste ano, a produção industrial avançou em abril, impulsionada principalmente pela expansão do setor industrial.

Isso refletiu, em grande parte, um aumento na produção de veículos.

Além disso, os recentes índices dos gerentes de compras apontam para uma recuperação da produção industrial no segundo trimestre, em um ambiente de demanda doméstica resiliente que contrastou com uma contração na demanda externa.

 Produção industrial

Observação: isso ocorreu em um cenário de aperto monetário na economia dos EUA.

Nos Estados Unidos, a atividade econômica moderou seu ritmo de expansão no primeiro trimestre de 2023 em relação ao registrado no quarto trimestre de 2022.

O produto interno bruto (PIB) cresceu a uma taxa trimestral ajustada sazonalmente de 0,3% no primeiro trimestre de 2023, depois de crescer 0,6% no quarto trimestre de 2022.

O aumento trimestral do PIB foi afetado pela contribuição negativa da variação dos estoques e, em menor grau, do investimento residencial.

Isso foi compensado principalmente pelo impacto positivo do consumo privado e dos gastos do governo.

Outro fator que apoiou o crescimento foi o investimento não residencial, embora este último tenha perdido o ímpeto, em parte devido às taxas de juros mais altas.

Expressa como taxa trimestral anualizada com ajuste sazonal, a variação do PIB dos EUA foi de 1,3% no primeiro trimestre de 2023 e de 2,6% no quarto trimestre de 2022.

 

Redacción Opportimes

Publicidad
loading...
Mostrar más
Botón volver arriba