13 de Maio de 2025

Portada » Porque é que o México não impôs direitos aduaneiros de retaliação aos Estados Unidos?

Porque é que o México não impôs direitos aduaneiros de retaliação aos Estados Unidos?

12 mayo, 2025
Portugués
Porque é que o México não impôs direitos aduaneiros de retaliação aos Estados Unidos?
Photo: Nemak.

O Secretário da Economia, Marcelo Ebrard, respondeu na segunda-feira à pergunta sobre o motivo pelo qual o México não impôs direitos aduaneiros de retaliação aos Estados Unidos.

“Se eu puser retaliação, o que vou fazer é atingir a indústria (estabelecida no México), que eu não quero que vá para os Estados Unidos. É como jogar do outro lado. Eles me diriam: ei, o objetivo está lá”, disse Ebrard em um evento organizado pela Coparmex na Cidade do México.

Direitos aduaneiros de retaliação aos Estados Unidos

Em 26 de março de 2025, o Presidente dos EUA, Donald Trump, assinou uma proclamação que impõe uma tarifa adicional de 25 por cento sobre as importações de automóveis de passageiros, camiões ligeiros e determinadas peças de automóveis. A tarifa entrou em vigor em 3 de maio de 2025 e aplica-se a produtos importados de todo o mundo.

Por outro lado, as Alfândegas e a Proteção das Fronteiras (CBP) indicaram que as peças de automóvel originárias do México e do Canadá estão temporariamente isentas, desde que cumpram as regras de origem T-MEC. Esta isenção aplicar-se-á durante pelo menos 90 dias ou até que seja definido um processo para tributar apenas o conteúdo não americano.

Trump também ordenou a imposição de uma tarifa de 25% sobre todas as importações de aço, alumínio e certos derivados de ambos os metais para os EUA a partir de 12 de março de 2025. 

“Porque é que não aplicamos uma tarifa sobre o aço que importamos? Porque voltamos a atingir a indústria automóvel. Quem é o principal importador da indústria do aço e do alumínio? A indústria automóvel. Qual é o objetivo desta medida? Bem, acelerar o processo de exportação para os Estados Unidos”, acrescentou Ebrard.

 

Imagen cortesía de Redacción Opportimes | Opportimes