Portugués

Os três componentes das regras de origem automotivas do T-MEC

As regras de origem automotiva do Acordo México-EUA-Canadá (T-MEC) têm três componentes principais: conteúdo de valor regional (RVC), conteúdo de valor de mão de obra (LVC) e requisitos de compra de aço e alumínio.

De acordo com a Comissão de Comércio Internacional dos EUA (USITC), essas regras foram projetadas para substituir as do Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA) da seguinte forma, em parte.

As regras do CVR exigem que os fabricantes de veículos e peças de veículos usem uma determinada quantidade de conteúdo originário de um país do T-MEC para que esses produtos recebam tratamento tarifário preferencial.

O nível das exigências de TRQ varia de 75% (para veículos leves e suas peças principais) a 60% (para peças complementares de caminhões pesados), o que representa um aumento em relação às exigências de TRQ do NAFTA.

As regras de CVR também exigem que todas as peças principais de veículos leves (incluindo carros de passeio e caminhões leves) – ou o valor médio de todas as peças principais de veículos leves somadas – atendam à exigência de 75% de CVR.

As regras CVL, introduzidas pela primeira vez no T-MEC, exigem que todos os fabricantes de veículos usem uma determinada quantidade (40% para veículos de passeio e 45% para caminhões leves e pesados) de conteúdo produzido com mão de obra de alto salário (média acima de US$ 16 por hora) para que os produtos recebam tratamento tarifário preferencial.

Os requisitos de compra de aço e alumínio, também introduzidos pela primeira vez no T-MEC, exigem que todos os fabricantes de veículos adquiram pelo menos 70% de seu aço e 70% de seu alumínio de países do T-MEC para receber tratamento tarifário preferencial.

Regras de origem

Os requisitos de CVL para veículos leves estão sendo implementados (gradualmente) ao longo de três anos, com implementação total programada para 1º de julho de 2023.

Ao mesmo tempo, os requisitos de CVL para caminhões pesados estão sendo implementados gradualmente ao longo de sete anos, com a implementação total programada para 1º de julho de 2027.

Enquanto os requisitos de compra de aço e alumínio para todos os veículos e os requisitos de CVL para caminhões (leves e pesados) entraram em vigor imediatamente, os requisitos de CVL para veículos de passeio estão sendo implementados gradualmente ao longo de três anos.

 

Redacción Opportimes

Publicidad
loading...
Mostrar más
Botón volver arriba