Portugués

O sistema mexicano de poupança para aposentadoria

O sistema de poupança para aposentadoria no México foi projetado para melhorar a condição econômica dos trabalhadores mexicanos e para promover a poupança de longo prazo na economia, fornecendo financiamento para projetos de investimento nos setores público e privado.

As contas de aposentadoria independentes de cada trabalhador são gerenciadas pelas Administradoras de Fondos para el Retiro (Afores).

Essas entidades do setor privado também são estabelecidas, sujeitas à aprovação do governo, para administrar contas individuais de aposentadoria e fundos mútuos conhecidos como Sociedades de Inversión Especializadas de Fondos para el Retiro (SIEFORES).

Embora os investimentos na Afores por instituições financeiras estrangeiras sejam permitidos, os mexicanos devem possuir a maioria das ações em circulação de cada entidade da Afores.

Nenhuma pessoa pode adquirir o controle de mais de 10% de qualquer classe de ações.

Sistema de poupança para aposentadoria

As Afores podem investir até 100% dos recursos que administram em títulos de dívida pública ou em títulos de dívida emitidos por empresas do setor privado, dependendo da classificação de crédito do emissor, e até 20% em títulos estrangeiros, com limites específicos sobre a classificação de crédito dos títulos de dívida.

A Afores também pode investir em títulos de capital emitidos por entidades mexicanas.

De acordo com dados preliminares, em 31 de dezembro de 2022, 72,0 milhões de contas individuais de aposentadoria foram estabelecidas e administradas pela Afores.

No final de 2022, os ativos administrados pelas Afores totalizavam 5.224,3 bilhões de pesos.

A Comissão Nacional do Sistema de Poupança para Aposentadoria (CONSAR) estabeleceu disposições gerais para o regime de investimento aplicável a empresas de investimento especializadas em fundos de aposentadoria.

Essas disposições incluem uma lista de países elegíveis para esse tipo de investimento, considerando a segurança e o desenvolvimento de seus mercados.

Em 22 de agosto de 2019, o Conselho de Governadores do CONSAR concordou em aumentar as pensões dos trabalhadores e ajudar os trabalhadores a maximizar suas economias de aposentadoria, reduzindo gradualmente as taxas para níveis internacionalmente competitivos, com referência a padrões internacionais por meio de atividades de benchmarking.

 

Redacción Opportimes

Publicidad
loading...
Mostrar más
Botón volver arriba