As tarifas sobre as importações brasileiras de aço para os EUA têm um impacto baixo em volume, mas alto em valor.
Em 2024, o Brasil exportou US$ 2,911 bilhões em aço para o mercado americano. Essas remessas abrangem apenas os produtos sobre os quais os EUA impuseram uma tarifa global de 25% a partir de 12 de março de 2025.
Importações brasileiras de aço para os EUA
Em 10 de fevereiro de 2025, o presidente Trump anunciou novas medidas sobre as importações de aço e alumínio. Ele emitiu duas proclamações: Ajuste das Importações de Alumínio e Ajuste das Importações de Aço. Elas modificam as tarifas impostas em 2018 de acordo com a Seção 232 da Lei de Expansão do Comércio de 1962.
Primeiro, todas as isenções por país foram eliminadas. Além disso, o processo de exclusão específico do produto e todas as exclusões gerais aprovadas (GAE) serão encerrados. A tarifa de alumínio também foi aumentada de 10% para 25%. Além disso, mais produtos de aço e alumínio foram incluídos nessa medida. Finalmente, um novo processo de isenção foi estabelecido para artigos downstream feitos de aço “fundido e moldado” e alumínio “fundido e moldado” nos EUA.
O Brasil não aparece no ranking dos 10 maiores exportadores para os Estados Unidos, nem no ranking dos 10 maiores exportadores de derivados de aço ou alumínio para o mercado norte-americano em 2024.
Danos relativos
O Ministério da Fazenda do Brasil declarou que as tarifas sobre ferro, aço e alumínio teriam um impacto limitado no total das exportações. Em 2024, esses produtos representavam apenas 1,9% do valor total das exportações do Brasil. Entretanto, eles representaram 40,8% do valor das exportações brasileiras desses metais para os Estados Unidos.
Portanto, uma tarifa de 25% imposta pelos EUA afetaria significativamente o setor metalúrgico. Mesmo assim, seu efeito sobre o comércio total e o PIB brasileiro seria pequeno. Além disso, o Ministro Fernando Haddad disse que a equipe econômica continuará a monitorar as medidas comerciais dos EUA e a avaliar a relação bilateral para garantir a reciprocidade.