[themoneytizer id="51423-1"]
Portugués

Nova Lei de Mineração no México: concessões de mineração serão licitadas

A nova Lei de Mineração do México, aprovada no final de março, estabelece novas normas para a concessão de concessões de mineração em bases competitivas.

Parte de seu conteúdo é o seguinte:

Quando uma área habitada ou ocupada por um povo ou comunidade indígena ou afro-mexicana, ou por qualquer outro tipo de assentamento, estiver localizada em terras sujeitas à concorrência, a pessoa vencedora da concorrência é obrigada a assinar um acordo com a comunidade ou povo correspondente.

O acordo tem por objetivo obter a permissão de uso da terra, bem como cobrir uma contraprestação de, no mínimo, 5% do valor resultante da redução do resultado fiscal a que se refere a Lei do Imposto de Renda, os valores cobertos pela pessoa que detém a concessão por contribuições não dedutíveis para fins desse imposto.

Para os fins acima, uma vez obtida a concessão, o concessionário será obrigado a fornecer à comunidade em questão uma cópia das declarações correspondentes.

Os recursos da contraprestação serão depositados em uma conta a ser administrada pela comunidade, de acordo com as regras de operação emitidas pela Secretaria.

Da mesma forma, poderão ser declaradas zonas de reserva de mineração aquelas determinadas pelo Serviço Geológico Mexicano, quando justificadas com base no potencial de mineração da área, por meio de trabalhos e obras de exploração semidetalhados, e quando a causa de utilidade pública for credenciada ou no caso de minerais ou substâncias consideradas dentro das áreas estratégicas a cargo do Estado.

Nova Lei de Mineração

No caso de zonas de reserva de mineração determinadas com base na exploração realizada pelo Serviço Geológico Mexicano ou com o apoio do Ministério da Economia, cuja supressão é decretada, as concessões de mineração podem ser outorgadas por meio de concorrência, desde que não haja causa de utilidade pública credenciada ou minerais ou substâncias consideradas dentro das áreas estratégicas a cargo do Estado.

Também incorpora o processo para o fechamento ordenado de minas, que incluirá um plano de trabalho para esse fechamento, a fim de que sejam tomadas as medidas obrigatórias para que, ao final da atividade de mineração, ela seja realizada em ordem e seja feita a reparação, restauração ou remediação, dependendo dos impactos causados.

 

Redacción Opportimes

Publicidad
loading...
[themoneytizer id="51423-1"]
Mostrar más
Botón volver arriba