5 de Outubro de 2024

Portada » México impõe direitos antidumping sobre as importações de pneus da China

México impõe direitos antidumping sobre as importações de pneus da China

1 octubre, 2024
Portugués
México impõe direitos antidumping sobre as importações de pneus da China

O governo mexicano está impondo direitos antidumping sobre as importações de pneus da China a partir desta terça-feira.

Para ser mais preciso: trata-se de pneus novos de construção radial para carros e caminhões leves, com um diâmetro interno nominal de 13 a 22 polegadas (330,2 mm a 558,8 mm, respectivamente).

O caso começou em 30 de novembro de 2022 com a aplicação das cotas pelas seguintes empresas:

  • Bridgestone de Mexico.
  • Compañía Hulera Tornel. 
  • Continental Tire de México,
  • Michelin Industries, 
  • Câmara Nacional da Indústria da Borracha (CNIH).

Importações de pneus da China

Os resultados da investigação realizada pela Unidade de Práticas de Comércio Internacional (UPCI) do Ministério da Economia mostram uma situação preocupante. 

A produção doméstica está em uma condição vulnerável. Isso se deve ao fato de que ela teve que manter seu preço de venda no mercado doméstico. Esse ajuste foi necessário para enfrentar a concorrência desleal das importações analisadas. 

Como resultado, foi observado um desempenho negativo na participação de mercado, bem como na produção e nas vendas direcionadas ao mercado interno durante o período analisado. 

Além disso, os indicadores financeiros relacionados à lucratividade no mercado doméstico também apresentaram resultados negativos nos períodos analisados.

Por outro lado, as exportações de pneus novos de construção radial da China enfrentam medidas de defesa comercial nos mercados brasileiro e norte-americano. 

O país investigado tem uma capacidade de produção considerável e um potencial de exportação significativo em comparação com o tamanho do mercado interno. 

Isso sugere que, sem medidas corretivas, as importações da China poderiam continuar a entrar no mercado doméstico em grandes volumes e a preços competitivos. 

Assim, as projeções sobre os indicadores econômicos e financeiros indicam que os lucros operacionais e a margem operacional podem diminuir significativamente no futuro próximo.

Empresas

Consequentemente, o Ministério da Economia impôs esses direitos compensatórios definitivos:

  • 19,37% sobre as importações da Shandong Linglong.
  • 7,16% sobre as importações da Shandong Changfeng Tyres.
  • 32,24% para as importações da Wanli Tire.
  • 5,18% para as importações da Zodo Tire.
  • 11,55% para as importações da Shandong Haohua Tire.
  • 14,82% para importações de: Zhongyi Rubber, Shandong Fengyuan Tire Manufacturing, Shouguang Firemax Tyre, Qingdao Nexen Tire, Prinx Chengshan (Shandong) Tire, Giti Tire (Fujian), Yuanxin Tyre, Shandong New Continent, Shandong Yongfeng Tyres, Giti Radial Tire (Anhui), Shaanxi Yanchang Petroleum Group, Shandong Yongsheng Rubber Group, Kenda Rubber (China), Shandong Wanda Boto, Tercelo Tire, Sichuan Tyre & Rubber, Anhui Jichi Tire, Shandong Changlu Hong Tire, Triangle Tyre, Jiangsu Hankook Tire, Shandong Province Sanli Tire Manufacture, Qingzhou Rydanz Rubber, Qingdao Doublestar Tire Industrial, Kenda Rubber (Tianjin), Shan Dong Lu Tai Rubber e Hankook Tire China.
  • 32,24% para as importações da Zhaoqing Junhong, da Chongqing Hankook Tire e de outros produtores-exportadores que não participaram do presente processo.

 

[themoneytizer id="51423-6"]