Portugués

México e EUA avançam na utilização de tecnologias ambientais

O México e os Estados Unidos avançaram com os seus planos conjuntos de utilização de tecnologias ambientais como parte dos seus acordos no âmbito do Diálogo Económico de Alto Nível (HLED), afirmaram os seus governos num comunicado conjunto.

Simultaneamente, através do HLED, os dois países coordenam estreitamente a assistência ao desenvolvimento económico para abordar as causas profundas da migração irregular no norte da América Central e ajudar a catalisar o desenvolvimento económico nas comunidades rurais do sul do México.

Ambos os governos também colaboram com a indústria, universidades e outras partes interessadas para melhorar o desenvolvimento da força de trabalho. O México e os Estados Unidos estão a liderar os esforços para criar uma força de trabalho mais inclusiva e altamente qualificada, equipada para o sucesso nos sectores dos semicondutores, das TIC, automóvel e outros.

Na sua reunião de sábado, analisaram as suas realizações conjuntas, incluindo as destacadas na revisão intercalar do HLED em abril de 2023.

Tecnologias ambientais

Entre estes destaques contam-se as medidas tomadas pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) e pelo Ministério do Ambiente e dos Recursos Naturais do México (SEMARNAT) para promover conjuntamente a utilização de tecnologias ambientais inovadoras e o primeiro Fórum de Justiça Climática Juvenil EUA-México, organizado pela EPA, SEMARNAT e o Banco de Desenvolvimento da América do Norte.

Além disso, os dois países trabalharam para reforçar a colaboração em matéria de cibersegurança comercial e facilitar um maior comércio de dispositivos médicos e produtos farmacêuticos através da cooperação em matéria de normas regulamentares, executaram uma campanha conjunta de sensibilização do público para apoiar a inovação, reduzindo ou eliminando os produtos de contrafação (que violam a marca registada) e os conteúdos pirateados (que violam os direitos de autor) das cadeias de abastecimento, e organizaram um fórum de dois dias sobre 5G, investimento e comércio de TIC e redes de TIC da próxima geração.

O comércio de bens e serviços entre o México e os Estados Unidos ultrapassou os 864 mil milhões de dólares em 2022, um máximo histórico.

Em 2023 (no acumulado do ano até julho), o México tornou-se o maior parceiro dos Estados Unidos no comércio total de mercadorias.

 

Redacción Opportimes

Publicidad
loading...
Mostrar más
Botón volver arriba