Portugués

Empresas participantes no Prosec: 4.000

Cerca de 4.000 empresas participaram nos Programas de Promoção Sectorial do México (Prosec) em 2022, de acordo com a Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos (USITC).

O Prosec e a Regra Oito são programas de promoção da produção separados do IMMEX, mas as empresas podem utilizar os três programas em conjunto.

Em particular, o Prosec permite a importação de um conjunto definido de mercadorias para utilização no fabrico de produtos específicos para determinadas indústrias, com uma tarifa preferencial ad-valorem, independentemente de as mercadorias produzidas se destinarem à exportação ou ao mercado interno.

Os direitos de importação preferenciais no âmbito do Prosec variam entre 0 e 10 por cento.

Além disso, as taxas pautais preferenciais ao abrigo do Prosec aplicam-se exclusivamente à importação de mercadorias em sectores específicos para utilizações finais específicas.

Em abril de 2022, estes setores eram «elétricos; eletrónicos; mobiliário; brinquedos, brinquedos recreativos e artigos desportivos; calçado; minas e metais; bens de equipamento; fotográficos; máquinas agrícolas; indústrias diversas; produtos químicos; e artigos de borracha e plástico; aço; produtos farmacêuticos; medicamentos e equipamento médico; transportes, exceto automóveis; papel e cartão; madeira; couro; automóveis e peças automóveis; têxteis e vestuário; chocolates; confeitaria e similares; café; e géneros alimentícios».

Prosec

O Governo mexicano fornece uma lista de componentes e produtos finais por código SH para cada um destes sectores, especificando os tipos de componentes importados que podem ser utilizados e os produtos finais produzidos para poderem beneficiar de tratamento pautal preferencial no âmbito de cada sector do Prosec.

A maioria dos participantes no Prosec está certificada para obter/produzir em mais do que um sector Prosec.

Além disso, as empresas com estes programas autorizados são elegíveis para benefícios adicionais ao abrigo da regra n.º 8, que faz parte do programa Prosec.

Uma autorização ao abrigo da regra oito permite às empresas importar mercadorias com taxas de direitos reduzidas que não são elegíveis para direitos preferenciais ao abrigo do Prosec.

Essas mercadorias elegíveis incluem maquinaria e equipamento, factores de produção, materiais, peças e componentes relacionados com produtos a fabricar ou a montar no México.

Estas mercadorias são importadas ao abrigo de uma única subposição pautal, 98.02 «operações especiais».

Para conceder uma autorização ao abrigo da Regra Oito, o Ministério da Economia exige que as mercadorias não estejam disponíveis ou estejam insuficientemente disponíveis no México, entre outros critérios.

 

Redacción Opportimes

Publicidad
loading...
Mostrar más
Botón volver arriba