13 de Dezembro de 2024

Portada » Empresas de manufatura dos EUA: T-MEC e China

Empresas de manufatura dos EUA: T-MEC e China

10 octubre, 2024
Portugués
Empresas de manufatura dos EUA: T-MEC e China

As empresas de manufatura dos EUA argumentaram que, se o T-MEC for respeitado, a indústria dos EUA poderá superar o desempenho da China. Essa mensagem veio da National Association of Manufacturers (NAM) em uma reunião recente na Cidade do México.

A NAM é a maior associação de fabricantes dos Estados Unidos. Ela representa uma ampla gama de empresas, de pequeno a grande porte, em todos os estados e setores industriais. No total, o setor de manufatura dos Estados Unidos emprega 13 milhões de pessoas. Além disso, contribui anualmente com US$ 2,85 trilhões para a economia dos EUA. Esse setor tem o maior impacto econômico entre as indústrias e é responsável por mais da metade da pesquisa e do desenvolvimento do setor privado do país.

O NAM enfatizou a importância do T-MEC. Esse acordo será revisado em 2026. De acordo com a NAM, “se os termos forem respeitados, o T-MEC poderá ajudar a manufatura dos EUA a superar o desempenho da China”.

Empresas de manufatura dos EUA

A NAM atua como a voz da comunidade de manufatura. Ela defende uma agenda política que promove a competitividade dos fabricantes na economia global. Também se concentra na criação de empregos nos Estados Unidos. Deve-se observar que a NAM não tem uma empresa controladora. Nenhuma empresa de capital aberto possui mais de 10% de participação na NAM.

Alguns dias após a reunião com a NAM, o subsecretário de comércio exterior, Luis Rosendo Gutiérrez, anunciou que a administração de Claudia Sheinbaum buscará o apoio dos fabricantes americanos. O objetivo é repatriar a produção de tecnologias críticas, principalmente da China.

A vice-presidente de política internacional do NAM, Andrea Durkin, disse que a organização pretende trabalhar para garantir que o acordo fortaleça a competitividade dos fabricantes. Durante uma visita de três dias à Cidade do México, o presidente e CEO da NAM, Jay Timmons, reuniu-se com várias entidades empresariais. Entre elas estão:

  • Consejo Coordinador Empresarial (CCE).
  • Confederação das Câmaras Industriais do México (Concamin).
  • Conselho Empresarial Mexicano (CMN).
  • Consejo Nacional de la Industria Maquiladora y Manufacturera de Exportación (Index).
[themoneytizer id="51423-6"]