Portugués

Despesas programáveis com a educação no México

O governo do México gastou 836,4 mil milhões de pesos nominais (ou 14,7% da despesa programável) na educação em 2022.

Globalmente, o governo dedica uma parte significativa dos seus recursos à educação e à formação profissional.

Para incentivar a população com menos de 18 anos, especialmente a que se encontra em situação de pobreza extrema, a continuar os seus estudos, o Governo criou o Programa Nacional de Bolsas de Estudo Benito Juárez e construiu as Universidades Benito Juárez García, centros de ensino superior que oferecem diplomas universitários em zonas densamente povoadas e sem oportunidades anteriores de estudos universitários.

Durante o ano passado, 74% das 44,300 escolas do ensino básico que beneficiam do programa utilizaram os recursos afectados pelo programa, e mais de 5,8 milhões de estudantes do ensino secundário e 546 000 estudantes do ensino superior beneficiaram de bolsas de estudo.

Educação

De acordo com o Instituto de Estatística da UNESCO, publicado pelo Banco Mundial, cerca de 95,2% da população mexicana com 15 anos ou mais era alfabetizada em 2020.

A estrutura do sistema educativo mexicano baseia-se no conceito de «federalismo educativo», com a premissa subjacente de que os governos federal e local partilham a responsabilidade pela educação.

Uma reforma constitucional do sistema de ensino, que entrou em vigor em 15 de maio de 2019, estabeleceu que o governo, incluindo os níveis federal, estadual e municipal, fornecerá e garantirá o ensino inicial (até aos seis anos de idade) e superior (nível universitário).

A reforma também estabeleceu o direito dos professores ao acesso a uma formação abrangente e a sistemas de avaliação diagnóstica.

A reforma substituiu o Instituto Nacional de Avaliação da Educação pelo Sistema Nacional de Melhoria Contínua da Educação, que será coordenado por um organismo público descentralizado com autonomia operacional e orçamental.

Na sequência das reformas educativas de maio de 2019, foram aprovadas várias novas leis em 30 de setembro de 2019, incluindo a Lei Geral da Educação, a Lei Regulamentar do Artigo 3.º da Constituição Política dos Estados Unidos Mexicanos sobre a Melhoria Contínua da Educação e a Lei Geral do Sistema de Carreira dos Professores.

Os objectivos destas leis incluem a melhoria do acesso à educação, a melhoria dos sistemas educativos e o apoio e formação dos professores.

 

Redacción Opportimes

Publicidad
loading...
Mostrar más
Botón volver arriba