Portugués

Competitividade global: Estados Unidos sobem uma posição, de 10 para 9

Os Estados Unidos subiram uma posição, de 10 para 9, no World Competitiveness Ranking 2023, compilado pelo Institute for Management Development (IMD), com sede na Suíça.

Dentro desse indicador, os Estados Unidos obtiveram os seguintes resultados: em desempenho econômico: economia doméstica (5), comércio internacional (32), investimento estrangeiro (1), emprego (15) e preços (60), e em eficiência governamental: finanças públicas (48), política fiscal (17), estrutura institucional (20), legislação comercial (23) e estrutura social (41).

Em eficiência empresarial: eficiência e produtividade (10), mercado de trabalho (19), finanças (1), práticas de gestão (14) e atitudes e valores (30), e em infraestrutura: saúde e meio ambiente (17), infraestrutura básica (20), infraestrutura tecnológica (12), educação (13) e infraestrutura científica (1).

A Classificação de Competitividade Mundial do IMD analisa e classifica a capacidade dos países de criar e manter um ambiente que apoie a competitividade dos negócios.

Isso significa que o IMD pressupõe que a criação de riqueza ocorre principalmente nas empresas (privadas ou públicas).

Estados Unidos

No entanto, as empresas operam em um ambiente nacional que aprimora ou dificulta sua capacidade de competir nacional ou internacionalmente: a «competitividade do país», que é coberta pela Classificação de Competitividade Mundial.

A Classificação de Competitividade Mundial divide o ambiente nacional em quatro fatores principais:

  • Desempenho econômico.
  • Eficiência do governo.
  • Eficiência empresarial.
  • Infraestrutura.

Metodologia

Cada um desses fatores é dividido em 5 subfatores que destacam cada faceta das áreas analisadas. No total, a classificação de competitividade global apresenta 20 desses subfatores.

Esses 20 subfatores compreendem 335 critérios, embora cada subfator não tenha necessariamente o mesmo número de critérios (por exemplo, são necessários mais critérios para avaliar Educação do que para avaliar Preços).

Cada subfator, independentemente do número de critérios que contenha, tem o mesmo peso na consolidação geral dos resultados, ou seja, 5% (20×5 =100).

Os critérios podem ser dados concretos, que analisam a competitividade da forma como ela pode ser medida (por exemplo, o PIB), ou dados informais, que analisam a competitividade da forma como ela é percebida (por exemplo, a disponibilidade de gerentes competentes).

Os critérios rígidos têm um peso de 2/3 na classificação geral, enquanto os dados da pesquisa têm um peso de 1/3.

Além disso, alguns critérios são apenas informações básicas, o que significa que não são usados no cálculo da classificação geral de competitividade (por exemplo, população com menos de 15 anos).

Finalmente, a agregação dos resultados dos 20 subfatores resulta na consolidação total, que leva à classificação geral do IMD World Competitiveness Ranking.

 

Redacción Opportimes

Publicidad
loading...
Mostrar más
Botón volver arriba