Portugués

Comércio global de mercadorias: o barômetro da OMC

O comércio global de mercadorias ainda não está mostrando uma recuperação total, considerando a leitura atual de 95,6 do índice do barômetro da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Esse barômetro é um indicador composto do comércio mundial que fornece informações em tempo real sobre a trajetória do comércio de mercadorias em relação às tendências recentes.

Embora a leitura atual de 95,6 para o índice do barômetro seja mais alta do que nos quatro meses anteriores, ela também é mais baixa do que o índice de volume de comércio e bem abaixo da referência de 100.

Isso sugere que o comércio de mercadorias permaneceu deprimido no primeiro trimestre de 2023, mas pode se recuperar no segundo trimestre.

O volume do comércio mundial de mercadorias caiu 0,8% em relação ao ano anterior no quarto trimestre de 2022, após uma queda trimestral de 2,4%.

Comércio global

A queda se deveu a vários fatores relacionados, incluindo a guerra em curso na Ucrânia, a inflação teimosamente alta nas economias avançadas e o endurecimento da política monetária em nível global.

Em particular, a flexibilização dos controles de pandemia na China parece ter impulsionado o tráfego portuário no país, mas isso foi compensado pela queda do rendimento nos portos europeus.

Dados preliminares sugerem que o comércio permaneceu deprimido no primeiro trimestre de 2023, mas o aumento dos pedidos de exportação aponta para uma reviravolta no segundo trimestre.

De acordo com a OMC, esses resultados são consistentes com as previsões comerciais mais recentes da OMC, que apontaram para um crescimento do comércio de mercadorias de 1,7% em 2023.

Os índices dos componentes do barômetro são mistos, com o índice de produtos automotivos (110,8) subindo firmemente acima da tendência graças às fortes vendas nos EUA e na Europa.

O índice altamente preditivo de pedidos de exportação (102,7) também se recuperou após uma queda na sequência da eclosão da guerra na Ucrânia.

Enquanto isso, os índices que representam o transporte de contêineres (89,4), o frete aéreo (93,5) e o comércio de componentes eletrônicos (85,2) continuam a mostrar sinais de fraqueza, ao passo que o índice de comércio de commodities (99,0) permaneceu exatamente dentro da tendência.

Finalmente, os sinais mistos dos índices de componentes sugerem que o caminho para a recuperação do comércio pode ser acidentado.

 

Redacción Opportimes

Publicidad
loading...
Mostrar más
Botón volver arriba