[themoneytizer id="51423-1"]
English

Combate à corrupção: SAT do México

O Serviço de Administração Tributária (SAT) do México divulgou um balanço sobre os resultados da luta contra a corrupção e o número de funcionários públicos e contribuintes denunciados.

Durante a atual administração, o SAT redobrou seus esforços para detectar redes criminosas, determinar o modus operandi e denunciar os envolvidos em alto nível para uma verdadeira luta contra a corrupção.

De 2020 a março de 2023, 3.255 denúncias envolvendo 3.324 pessoas foram apresentadas à Procuradoria Geral da República (FGR); e 655 pessoas foram processadas: 33 funcionários públicos, 296 pessoas físicas e 326 pessoas físicas relacionadas a pessoas jurídicas.

De 2020 até agora, 19 funcionários públicos foram condenados a sanções que variam de serviço comunitário por até 9 meses; reparação de danos de até 25.000 pesos; e de 6 meses a 4 anos de prisão.

Ao mesmo tempo, 121 contribuintes foram condenados a quatro anos de prisão e a penas que variam de 3.000 pesos a 538.000 pesos para reparação de danos.

Os principais delitos cometidos pelos condenados são delitos relacionados à RFC, impressão ilegal de recibos e delitos de depositários e intervenientes.

Luta contra a corrupção

De janeiro a março de 2023, o SAT apresentou acusações criminais contra 171 contribuintes (89 pessoas físicas e 82 pessoas físicas relacionadas a pessoas jurídicas), e 28 pessoas físicas e 26 pessoas físicas relacionadas a pessoas jurídicas estão sendo processadas; bem como 3 reclamações perante a FGR por supostos crimes contra 3 funcionários públicos.

Durante o mesmo período, 391 reclamações foram tratadas internamente, das quais 124 foram analisadas e investigadas.

Da mesma forma, 32 reclamações foram apresentadas ao Órgão de Controle Interno (OIC) contra 34 funcionários públicos do SAT.

As reclamações estavam relacionadas principalmente a suborno, uso de documentos falsos e acesso ilegal a sistemas e equipamentos de informática.

Além disso, em 27 de março de 2023, o Ministério da Administração Pública (SFP) e a Câmara de Comércio Internacional do México renovaram seu acordo de colaboração, que visa combater a corrupção por meio do fortalecimento das instituições públicas e do Estado de Direito, da elaboração de documentos sobre temas relacionados à luta contra a corrupção, da implementação de uma estrutura baseada na integridade nos setores público e privado e da organização de fóruns e seminários sobre temas relacionados à implementação de práticas corporativas anticorrupção no setor privado.

 

Redacción Opportimes

Publicidad
loading...
[themoneytizer id="51423-1"]
Mostrar más
Botón volver arriba