Portugués

BYD e Geely: internacionalização das empresas automóveis chinesas 

As empresas automóveis chinesas BYD e Geely avançaram nos respectivos processos de internacionalização, impulsionadas pelas vendas dos seus automóveis eléctricos.

De acordo com a Comissão de Análise Económica e de Segurança EUA-China (USCC), os fabricantes de automóveis chineses detêm apenas uma pequena parte do mercado de veículos eléctricos fora da China, mas estão a investir fortemente na expansão da sua presença no estrangeiro. 

A BYD, a marca nacional de veículos eléctricos mais popular da China, é atualmente o maior produtor mundial de veículos eléctricos e está a expandir-se rapidamente no estrangeiro. 

Entre janeiro e agosto de 2023, a BYD registou 117 500 vendas de veículos de energia nova no estrangeiro, o que representa 16% do total das exportações de veículos de energia nova da China durante o mesmo período.

A BYD já duplicou as 56 000 vendas de veículos no estrangeiro registadas durante todo o ano de 2022, que foram exportadas principalmente para a Índia, Tailândia e Brasil.

A empresa espera aumentar as vendas para 400 000 veículos até 2024, com o objetivo de alavancar os seus veículos eléctricos de baixo custo para entrar não só nos mercados das economias em desenvolvimento, mas também aumentar as vendas para mercados como o Japão e a Europa.

Ao mesmo tempo, a empresa tem como objetivo enviar 30 000 veículos para o México até 2024.

BYD e Geely

Os fabricantes de automóveis chineses também estão a tentar aproximar a produção dos mercados estrangeiros.

Desde 2016, a BYD e a Geely, a empresa chinesa proprietária da Volvo e da Polestar, anunciaram 14 e 15 projectos de raiz fora da China, respetivamente. 

A USCC indicou ainda que os fabricantes chineses de veículos eléctricos entraram de forma limitada no mercado dos EUA. 

Para além do sucesso da BYD no fabrico e venda de autocarros eléctricos nos EUA, os fabricantes de automóveis chineses evitaram em grande medida o mercado dos EUA devido aos elevados direitos aduaneiros sobre os veículos de passageiros importados da China e à menor dimensão do mercado de VE dos EUA em relação à Europa.

O fabricante de veículos eléctricos de alta qualidade Polestar planeia iniciar a produção nos Estados Unidos numa nova unidade na Carolina do Sul em 2024, que será a primeira unidade de produção do fabricante de automóveis chinês localizada fora da China.

 

Redacción Opportimes

Publicidad
loading...
Mostrar más
Botón volver arriba