Os Estados Unidos, a Espanha, a Holanda, a Austrália e a Alemanha foram as principais fontes de IED para o México no primeiro trimestre de 2025.
O México atraiu US$ 21,4 bilhões de IED nesse período.
Fontes de IED para o México
O valor dos fluxos de IED para o México bateu o recorde para o mesmo período. Com 20,3 bilhões de dólares, o máximo histórico anterior ocorreu no primeiro trimestre de 2024.
O investimento estrangeiro direto ocorre quando uma pessoa ou empresa de outro país investe em um negócio fora de seu território com a intenção de participar de suas decisões. Não se trata apenas de transferir dinheiro, mas de estabelecer uma presença real e duradoura, como uma fábrica ou um escritório, a fim de crescer junto com o país.
Do total de fluxos de IED para o México, estes foram os países com a maior participação na origem desses fluxos, de acordo com dados do Ministério da Economia, em termos percentuais:
- Estados Unidos: 8,3%.
- Espanha: 3,2%.
- Países Baixos: 1,8%.
- Austrália: 1,2 por cento.
- Alemanha: 0,8 por cento.
Manufactura
O México se posicionou como um importante centro de manufatura especializada. Esse crescimento responde à crescente demanda, tanto nacional quanto internacional.
Além disso, os setores exigem cada vez mais capital para se expandir.
Por outro lado, o setor de manufatura mostra uma clara diversificação. Essa tendência reflete o progresso em setores estratégicos para a política industrial do país.
Esses setores incluem a eletromobilidade e o setor eletroeletrônico. Ambos fazem parte das prioridades mencionadas acima.