Portugués

Estímulos fiscais na região da fronteira norte e sul do México

No encerramento do primeiro trimestre de 2023, os estímulos fiscais destinados a diferentes regiões do México totalizaram 28,326 bilhões de pesos, informou o Ministério das Finanças e Crédito Público (SHCP).

Esse valor é 7,809 bilhões de pesos a mais, o que equivale a um aumento em termos reais de 19,8% em comparação com o mesmo período de 2021.

Também é maior em 4.092 milhões de pesos ou, em termos reais, 8,8% em comparação com o mesmo período de 2022.

Padrón de beneficiarios de los estímulos fiscales. Cierre a marzo 2023.

Como resultado da entrada em vigor dos decretos de incentivo fiscal para a fronteira norte em 2019 e para a fronteira sul em 2021, foram estabelecidos os seguintes incentivos: um crédito fiscal equivalente a um terço do ISR causado no ano ou nos pagamentos provisórios, e um crédito fiscal igual a 50% da taxa de IVA de 16% que é aplicada diretamente.

Por outro lado, o Decreto da Zona Franca de Chetumal concede como incentivo fiscal o Imposto Geral de Importação e a Taxa de Processamento Aduaneiro.

Estímulos fiscais

As empresas localizadas na localidade de Chetumal, situada no município de Othón P. Blanco, no Estado de Quintana Roo, poderão desfrutar dos seguintes benefícios:

  • Isenção tarifária de 100% do imposto geral de importação sobre diferentes mercadorias em operações de importação definitiva para a região ou no reenvio dessas mercadorias para o restante do território nacional.
  • Obtenção de um crédito equivalente a 100% do Direito de Processamento Aduaneiro (DTA), que normalmente é 0,008 do valor aduaneiro das mercadorias importadas. Isso também se aplica às importações definitivas para a região ou à reexpedição delas para o restante do território nacional, de acordo com o artigo 49 da Lei Federal de Direitos.

Esses incentivos fiscais podem ser usados por empresas da região que tenham feito a solicitação correspondente ao Ministério da Economia e tenham cumprido os requisitos de forma satisfatória.

No final de março deste ano, 175.579 contribuintes receberam os benefícios na fronteira norte, enquanto 10.932 foram beneficiados na fronteira sul.

O SAT implementou permanentemente os programas «Verificação da conformidade com os requisitos para aplicar o incentivo fiscal do IVA na região da fronteira norte ou sul» e «Verificação em tempo real para a região da fronteira norte ou sul», para verificar se os contribuintes cumprem os requisitos necessários para evitar abusos na aplicação desses incentivos.

 

Redacción Opportimes

Publicidad
loading...
Mostrar más
Botón volver arriba