13 de Janeiro de 2026

Portada » Indicações geográficas no Reino Unido e os tratados internacionais

Indicações geográficas no Reino Unido e os tratados internacionais

13 enero, 2026
Portugués
Geographical indications in the United Kingdom and international treaties
Photo: Pixabay.

O governo britânico destacou aspectos das regulamentações sobre indicações geográficas no Reino Unido e os tratados internacionais.

Para começar, os registros de indicações geográficas (IG) contêm todos os nomes protegidos de Denominações de Origem Protegidas (DOP), Indicações Geográficas Protegidas (IGP), Especialidades Tradicionais Garantidas (ETG), Termos Tradicionais (TT), Áreas Vitícolas Americanas (AVA) e bebidas espirituosas americanas na Grã-Bretanha. 

A explicação sobre essas regulamentações foi feita em uma reunião no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Indicações geográficas no Reino Unido

No caso das DOP e IGP, os nomes dos produtos podem ser protegidos sob os quatro regimes a seguir: vinho aromatizado, produtos alimentícios e agrícolas (incluindo cerveja, sidra e perada), bebidas espirituosas e vinho. 

No caso das DOP, todas as etapas de produção devem ocorrer na zona geográfica definida. Cada pedido é submetido a processos de exame e oposição. 

O governo do Reino Unido examina os pedidos para garantir que cumprem os critérios legislativos. Se um produto cumprir os critérios legislativos para uma IG, pode passar à fase de oposição. 

O caderno de especificações da IG é publicado e qualquer pessoa com interesse legítimo pode opor-se ao registo da IG ou solicitar uma alteração do mesmo. 

Se for solicitado através de um acordo internacional e o produto superar o processo de oposição, o produto e o seu caderno de especificações serão adicionados ao registo de IG online. Esta inscrição no registo proporcionará proteção ao produto na Grã-Bretanha. As ETG são produtos tradicionais que podem ter sido produzidos exclusivamente em uma determinada zona, mas que já não o são. 

O processo para solicitar a proteção de uma ETG na Grã-Bretanha é muito semelhante ao das DOP e IGP. Também é possível solicitar a proteção de uma TT para vinho na Grã-Bretanha. Uma TT é uma marca de distinção e qualidade, mas não garante o uso exclusivo. 

O governo britânico fornece mais informações sobre como solicitar a proteção de uma IG, uma ETG ou uma TT na Grã-Bretanha aqui

Acordos internacionais

As denominações de bebidas espirituosas americanas e as AVA recebem diferentes níveis de proteção das IG e são protegidas por acordos diretos com os Estados Unidos, ambos incorporados a partir de acordos existentes quando o Reino Unido deixou a União Europeia.

A proteção é implementada através da legislação nacional do Reino Unido. De acordo com os termos do Acordo de Windsor, as IG registradas na UE estão protegidas na Irlanda do Norte.

Na Grã-Bretanha, todas as IG registradas na UE no momento da saída do Reino Unido continuam protegidas. Qualquer IG que pretenda proteção após a saída do Reino Unido deve completar o processo de registro de IG do Reino Unido para garantir sua proteção na Grã-Bretanha.

O Reino Unido acordou disposições sobre IG por meio de vários acordos internacionais. Está disponível uma lista completa dos acordos do Reino Unido, muitos dos quais incluem disposições sobre IG. 

O Reino Unido também protege as IG por solicitação direta dos produtores. As disposições que protegem as IG nos acordos internacionais do Reino Unido estão em conformidade com o Acordo sobre os ADPIC e as normas da OMC. Elas são projetadas para garantir que os direitos pré-existentes e as reivindicações legítimas sejam considerados, sejam eles provenientes de um pequeno produtor local de alimentos ou do governo de um país em desenvolvimento.

 

Imagen cortesía de Redacción Opportimes | Opportimes