11 de Janeiro de 2026

Portada » As tarifas sobre caminhões da Seção 232 permitem que os Estados Unidos concorram com o México

As tarifas sobre caminhões da Seção 232 permitem que os Estados Unidos concorram com o México

9 enero, 2026
Portugués
Section 232 truck tariffs allow the United States to compete with Mexico
Photo: Pixabay.

As tarifas sobre caminhões da Seção 232 permitem que os Estados Unidos concorram com o México, afirmou a PACCAR.

De acordo com os dados da própria empresa, seus caminhões Peterbilt e Kenworth representam mais de 30% do mercado americano de caminhões pesados e transportam mais de 20% da carga nacional diariamente. 

Tarifas sobre caminhões da Seção 232

A Kenworth e a Peterbilt fabricam outros veículos de trabalho, seja para a construção de estradas e oleodutos, seja para a produção de energia, operações de mineração e serviços municipais.

Como resultado das tarifas sobre caminhões da Seção 232 do presidente Donald Trump e da estrutura tarifária e do programa de compensação do Departamento de Comércio, a PACCAR fez investimentos adicionais em fábricas americanas e agora constrói mais de 99% de seus caminhões médios e pesados e 100% de seus motores para os Estados Unidos em nossas fábricas de classe mundial no Texas, Ohio, Mississippi, Washington e Kentucky. 

“As tarifas sobre caminhões da Seção 232 permitem que a PACCAR restaure e ofereça empregos adicionais de alta qualidade na indústria manufatureira dos Estados Unidos, à medida que investimos em nossas fábricas de caminhões e motores nos Estados Unidos, sem estar em desvantagem competitiva em relação às empresas estrangeiras que transferiram a montagem de caminhões para o México”, disse a empresa. 

Exportações líquidas

O número de caminhões Classe 8 produzidos nos Estados Unidos diminuiu significativamente entre 2019, o ano anterior à entrada em vigor do T-MEC, e 2023. 

Para a empresa, isso reflete uma mudança na produção de caminhões de seus concorrentes estrangeiros para o México. 

“Quando a produção americana supera as matrículas naquele país, como no caso da PACCAR e de nossas divisões de caminhões Peterbilt e Kenworth, isso geralmente indica exportações líquidas para os Estados Unidos”, acrescentou.

Essas declarações foram incluídas em uma carta enviada em 7 de dezembro pela PACCAR à Representação Comercial dos Estados Unidos (USTR), como parte de um processo de consultas sobre o funcionamento do T-MEC.

A PACCAR tem 121 anos de história fabricando com orgulho nos Estados Unidos. Começamos fabricando vagões ferroviários para a indústria madeireira do Noroeste Pacífico e fabricamos tanques Sherman durante a Segunda Guerra Mundial, antes de entrar no mercado de caminhões em 1945. 

A PACCAR é a única fabricante americana de caminhões de médio e grande porte de grande volume. 

 

Imagen cortesía de Redacción Opportimes | Opportimes