2 de Janeiro de 2026

Portada » A economia mexicana em 2025 encerra sem um impulso claro: IMEF

A economia mexicana em 2025 encerra sem um impulso claro: IMEF

2 enero, 2026
Portugués
The Mexican economy in 2025 closes without clear momentum: IMEF
Source: IMEF.

A economia mexicana em 2025 encerrou sem um impulso claro, destacou o IMEF ao interpretar seus indicadores antecipados.

Em dezembro de 2025, tanto o indicador manufatureiro quanto o não manufatureiro mostraram sinais de fraqueza e perda de tração. 

Economia mexicana em 2025

O setor manufatureiro continuou em terreno contractivo. Embora tenha mostrado uma melhora marginal, esta não foi suficiente para reverter o ciclo. Consequentemente, persiste a ausência de fundamentos sólidos para uma recuperação sustentada.

Em conjunto, os dados descrevem uma economia que encerra o ano sem tração clara. Além disso, a fragilidade estrutural continua presente, tanto na indústria como nos serviços.

De acordo com o Indicador IMEF Manufatureiro de dezembro de 2025, o índice geral avançou ligeiramente. Passou de 45,8 para 46,2 pontos. Ou seja, um aumento de 0,4 unidades em relação a novembro.

No entanto, o indicador acumulou 21 meses consecutivos em zona de contração. Isso confirma um enfraquecimento prolongado do setor industrial. Ao mesmo tempo, a série tendência-ciclo subiu apenas 0,1 pontos, para 46,3 unidades. Assim, a desaceleração foi menos intensa, embora sem sinais claros de mudança de ciclo.

A ter em conta: o Indicador IMEF varia num intervalo de 0 a 100 pontos e o nível de 50 pontos representa o limiar entre uma expansão (superior a 50) e uma contração (inferior a 50) da atividade econômica.

Por outro lado, o subíndice ajustado pelo tamanho da empresa recuou 0,7 pontos. Ele ficou em 46,5 unidades. Esse movimento, além disso, aprofundou a heterogeneidade entre os diferentes segmentos produtivos.

Serviços

O Indicador IMEF Não Manufatureiro de dezembro de 2025 apresentou um recuo. O índice geral caiu de 50,3 para 49,5 pontos. Com isso, saiu da zona de expansão e voltou a terreno de contração.

Ao mesmo tempo, a série tendência-ciclo permaneceu inalterada em 50,0 pontos. Ficou exatamente no limiar. Isso marcou uma pausa na recuperação observada nos meses anteriores.

Por sua vez, a medição ajustada pelo tamanho da empresa também caiu ligeiramente. Caiu 0,3 pontos. Mesmo assim, manteve-se em expansão, com 50,9 unidades.

 

Imagen cortesía de Redacción Opportimes | Opportimes