20 de Novembro de 2025

Portada » Integração mineira entre o México e os Estados Unidos: 12 terras raras

Integração mineira entre o México e os Estados Unidos: 12 terras raras

20 noviembre, 2025
Portugués
Mining integration between Mexico and the United States: 12 rare earth elements
Photo: Fresnillo plc.

A Câmara Mineira do México (Camimex) destacou a integração mineira entre o México e os Estados Unidos, que inclui exportações mexicanas de 12 terras raras.

O México está entre os 10 principais produtores mundiais de 16 minerais e fornece recursos relevantes para os Estados Unidos. Por exemplo, os Estados Unidos são o principal destino das exportações minerais mexicanas, representando 52% do total. 

Integração mineira

Em uma carta enviada ao USTR durante as consultas para a revisão do T-MEC, a Camimex destacou a urgência de reforçar as estratégias que promovam a segurança econômica. Além disso, pediu o fortalecimento da competitividade do setor mineiro na América do Norte.

Em seguida, a Câmara destacou que o México aprofunda sua integração com a cadeia de valor dos Estados Unidos por meio da exportação de 52 produtos minerais. Também destacou que entre eles estão 12 terras raras essenciais para tecnologias avançadas.

Por fim, explicou que os minerais críticos são essenciais para a tecnologia inovadora. Além disso, afirmou que eles impulsionam a competitividade global em áreas como inteligência artificial e defesa.

Minerais essenciais

De acordo com sua própria definição, a Camimex representa as empresas do setor. Além disso, promove políticas públicas favoráveis e defende o investimento. Também promove a segurança jurídica e uma mineração responsável. Com isso, destaca seu peso econômico para várias indústrias e para o crescimento do país.

Por outro lado, os Estados Unidos dependem da importação de minerais essenciais. Nesse contexto, o México atua como um aliado próximo e confiável. Da mesma forma, continua sendo um fornecedor fundamental para atender às necessidades estratégicas do mercado americano.

“Um tema extremamente delicado para a região da América do Norte é a disponibilidade de minerais críticos. Em alguns casos, a China é o principal fornecedor. Depender de uma única fonte não é conveniente nem desejável”, afirmou o USTR.

Por exemplo, o USTR escreveu que “a política comercial e de investimento dos Estados Unidos deve promover cadeias de abastecimento resilientes — aquelas que sejam sustentáveis, seguras, diversificadas e transparentes — para se proteger contra futuras crises e interrupções, bem como contra possíveis impactos negativos no comércio e na economia decorrentes de gargalos e dependências”.

Cadeias de abastecimento

A Camimex acrescentou que o México, como vizinho do sul dos Estados Unidos, está disposto a contribuir para esses objetivos.

Em consonância com essa ideia, o governo dos Estados Unidos concordou com o Japão em “fortalecer as cadeias de abastecimento de minerais críticos, o que ajudará a fortalecer e diversificar as cadeias de abastecimento de certos minerais críticos utilizados nas tecnologias de baterias para veículos elétricos”.

Para a Camimex, isso indica que aliados próximos dos Estados Unidos poderiam contribuir nessa área fundamental.

 

Imagen cortesía de Redacción Opportimes | Opportimes