A ponte Nichupté economizará até 45 minutos no trajeto entre Cancún e a zona hoteleira, de acordo com a Secretaria de Infraestrutura, Comunicações e Transportes (SICT).
Cancún é o principal destino do Caribe, com mais do dobro de chegadas de passageiros do que Porto Rico, seu concorrente mais próximo.
Ponte Nichupté
A Murano Global Investments prevê que o tráfego total de passageiros em Cancún se mantenha estável nos próximos anos. Os níveis atingidos em 2024 superaram em 14% os registros anteriores à pandemia da Covid-19.
A Ponte Nichupté, em Quintana Roo, se consolida como uma obra estratégica. Ela busca melhorar a mobilidade urbana e reforçar a resiliência territorial em uma das zonas turísticas mais visitadas do México.
Com uma extensão total de 11,2 quilômetros, o projeto inclui uma ponte principal de 8,8 quilômetros com três faixas, duas de circulação e uma reversível. Também contempla um arco metálico de 103 metros para atravessar uma caverna natural e dois entroncamentos com um desenvolvimento de 2,4 quilômetros.
Essa infraestrutura agiliza a conexão entre o Aeroporto Internacional de Cancún e a zona hoteleira. Além disso, reduz em até 45 minutos o tempo de deslocamento. Em caso de emergência, funcionará como via de evacuação diante de fenômenos hidrometeorológicos, reforçando a segurança de moradores e turistas.
Em 1º de outubro de 2024, a obra registrava um avanço de 67%. Então, em 30 de junho de 2025, o progresso físico atingiu 82%. Sua conclusão está prevista para dezembro do mesmo ano.
Entre outubro de 2024 e junho de 2025, foram investidos 2,762 bilhões de pesos. O projeto gerou 51.000 empregos e beneficiará 1,32 milhão de habitantes, além de mais de 20 milhões de turistas por ano. Seu impacto econômico, social e ambiental consolida o desenvolvimento sustentável da região.
Infraestrutura em Cancún
Nos últimos anos, o número de passageiros que chegam a Cancún cresceu fortemente. O ritmo supera claramente o aumento na oferta de quartos de hotel, o que abre uma oportunidade para a indústria hoteleira.
De acordo com os dados mais recentes, em junho de 2023 Cancún contava com 35.250 quartos disponíveis. Em 2019, antes da pandemia, o número era de 35.115. No entanto, o fluxo de passageiros em 2023 já havia superado os níveis anteriores à Covid-19, confirmando a recuperação e o dinamismo do destino turístico.