A Estratégia Norte-Americana para a Competitividade (NASCO) instou a melhorar a harmonização da cibersegurança nas alfândegas da América do Norte.
A cibersegurança protege os sistemas digitais contra ameaças crescentes. Além disso, abrange a gestão de riscos e a resposta a incidentes. Com isso, garante a resiliência tecnológica. Assim, garante a confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações em um ambiente interconectado.
Cibersegurança nas alfândegas
A proposta da NASCO é apresentada no contexto da revisão do Tratado entre o México, os Estados Unidos e o Canadá (T-MEC), programada para 1º de julho de 2025.
De acordo com sua visão, os países do T-MEC precisam melhorar a harmonização da cibersegurança em seus sistemas alfandegários, impulsionar padrões trilaterais de comércio digital e reforçar as normas sobre fluxos transfronteiriços de dados.
Melhorar a harmonização da cibersegurança nos sistemas alfandegários do México, Estados Unidos e Canadá é essencial. Isso permite prevenir ataques transfronteiriços, agilizar o comércio seguro sob o T-MEC e reforçar a confiança na proteção de dados e infraestruturas críticas.
A NASCO funciona como uma coalizão trinacional única. Ela integra líderes empresariais, legisladores, instituições acadêmicas e organizações trabalhistas do Canadá, Estados Unidos e México. Assim, promove a cooperação e fortalece a integração regional.
Segredos comerciais
O T-MEC estabelece procedimentos penais e sanções contra o roubo de segredos comerciais, incluindo o roubo cibernético. Também especifica que as empresas estatais devem cumprir esses requisitos de proteção.
Os segredos comerciais abrangem informações confidenciais com valor econômico, como fórmulas ou listas de clientes. As partes do acordo concordaram em impor sanções penais e civis por roubo, proibir obstáculos na concessão de licenças e garantir proteção durante processos judiciais. Da mesma forma, são estabelecidas sanções para funcionários que divulgarem dados indevidamente, inclusive por meio de roubo cibernético ou de empresas estatais.
Além disso, o T-MEC amplia a proteção da propriedade intelectual, incluindo direitos autorais, ao ambiente digital.
Por outro lado, o sistema alfandegário do México, Estados Unidos e Canadá coordena o comércio sob este tratado. Ele garante o fluxo de mercadorias com controles de segurança. As principais alfândegas são Nuevo Laredo no México, Laredo nos Estados Unidos e Windsor no Canadá, nós estratégicos do intercâmbio regional.