17 de Setembro de 2025

Portada » México, Estados Unidos e Canadá preparam revisão conjunta do T-MEC em 2026

México, Estados Unidos e Canadá preparam revisão conjunta do T-MEC em 2026

16 septiembre, 2025
Portugués
Mexico, the United States, and Canada prepare joint review of the USMCA in 2026
Photo: Pixabay.

O México, os Estados Unidos e o Canadá preparam a revisão conjunta do T-MEC, prevista para 1º de julho de 2026.

O T-MEC entrou em vigor em 1º de julho de 2020, substituindo o TLCAN sob a Lei de Implementação H.R. 5430/Lei Pública 116-113 nos Estados Unidos.

O Tratado estabelece uma revisão conjunta obrigatória seis anos depois, em 1º de julho de 2026. Nessa data, México, Estados Unidos e Canadá avaliarão seu funcionamento, apresentarão recomendações e decidirão se prorrogarão sua vigência por mais 16 anos.

Revisão conjunta do T-MEC

Do ponto de vista do governo dos Estados Unidos, a revisão do T-MEC avaliará se as regras de origem, especialmente os requisitos do Valor do Conteúdo Trabalhista, cumprem seus objetivos. Também poderia permitir o ajuste de regulamentações que promovam salários mais altos na produção regional.

Além disso, o Executivo dos Estados Unidos analisará o impacto do Tratado sobre trabalhadores, agricultores e empresas. Apresentará recomendações ao Congresso para garantir um comércio justo e benéfico para todos os setores.

Uma recente Declaração Conjunta do México, Estados Unidos e Canadá reconhece que o T-MEC melhorou o bem-estar econômico na América do Norte

Fatores estratégicos

O secretário da Economia do México, Marcelo Ebrard, antecipa uma revisão difícil do T-MEC em 2026, mas projeta menor incerteza para os investimentos no México. As negociações buscarão fortalecer a competitividade da América do Norte e a segurança das cadeias de abastecimento.

Ebrard destacou que o México e os Estados Unidos consolidarão fatores estratégicos e estruturais do Tratado. Apesar dos desafios, ele espera maior clareza durante 2026, o que favorecerá o investimento privado e permitirá avançar nas relações comerciais e na cooperação bilateral em diversos setores.

O T-MEC entrou em vigor em 1º de julho de 2020, com vigência inicial de 16 anos, até 2036. A cada seis anos é realizada uma revisão obrigatória.

Se não houver consenso, o tratado continuará em vigor, mas expirará automaticamente em 2036 se não for renovado. Se as partes concordarem em prorrogá-lo, ele será mantido por mais 16 anos. Em caso de desacordo parcial, serão feitas revisões conjuntas anuais até que se chegue a um acordo ou até a expiração do tratado.

 

Imagen cortesía de Redacción Opportimes | Opportimes