16 de Setembro de 2025

Portada » O USTR inicia consultas sobre a revisão do T-MEC

O USTR inicia consultas sobre a revisão do T-MEC

16 septiembre, 2025
Portugués
USTR initiates consultations on USMCA review
Photo: Government of Mexico.

A Representação Comercial dos Estados Unidos (USTR) iniciou o processo de consultas sobre a revisão do T-MEC.

O T-MEC inclui uma cláusula inédita. Ela estabelece um processo de revisão conjunta no qual os três países devem confirmar a continuidade do acordo.

É a primeira vez que um pacto comercial dos Estados Unidos incorpora uma disposição desse tipo. A primeira revisão está programada para 1º de julho de 2026.

Se, nessa data, não houver consenso para prorrogá-lo, o tratado terminará em 2036. Caso alguma das partes se oponha, serão realizadas revisões anuais.

O ciclo continuará até que os três membros concordem com uma prorrogação por 16 anos. Uma vez aprovado, o processo retornará ao esquema de revisão conjunta a cada seis anos.

Consultas sobre a revisão do T-MEC

A Lei Pública 116-113 obriga o USTR a informar o Congresso antes de cada revisão conjunta. Deve detalhar sua avaliação sobre o funcionamento do T-MEC, a posição dos Estados Unidos e as recomendações de ação que levará à mesa.

Além disso, a norma exige consultas com as partes interessadas. Para isso, são solicitados comentários públicos e é organizada uma audiência aberta. Com esse processo, busca-se dar legitimidade e transparência à revisão.

De acordo com uma análise do Congresso, esse mecanismo visa garantir a pertinência e a funcionalidade do acordo. Ele poderia até mesmo abrir caminho para uma revisão do texto. A título de exemplo, entre os possíveis pontos de ajuste destacam-se as regras de origem e temas emergentes, como a inteligência artificial.

Objetivos

O Artigo 34.7 do T-MEC obriga a Comissão de Livre Comércio a se reunir em 1º de julho de 2026. A data coincide com o sexto aniversário do acordo. Seu objetivo é revisar o funcionamento do tratado, analisar propostas de ação e definir medidas.

Nessa reunião, cada país deverá confirmar se deseja prorrogar a vigência do T-MEC. Além disso, qualquer recomendação de medidas deverá ser apresentada com um mês de antecedência. Ou seja, até 1º de junho de 2026.

De acordo com a Seção 611 da Lei de Implementação do T-MEC, o processo também exige transparência. Antes da revisão, o USTR deve abrir um espaço para receber opiniões públicas sobre o tratado, incluindo uma audiência aberta.

 

Imagen cortesía de Redacción Opportimes | Opportimes