O Grupo México Transportes (GMXT) anunciou nesta quinta-feira a compra de 120 locomotivas com um investimento de 7,2 bilhões de pesos.
Desse total, 90 locomotivas já estão operando na rede, e as 30 restantes serão recebidas no final deste ano.
No final de 2024, a rede da GMXT era apoiada por uma força de mais de 11.332 funcionários, 822 locomotivas e mais de 36.935 vagões ferroviários.
Das 822 locomotivas, 779 eram próprias e 43 estavam sob contrato de locação. Todas as locomotivas têm seguro.
Grupo México Transportes
A empresa celebra contratos de manutenção para a prestação de serviços regulares de manutenção (inspeção) e reparo de locomotivas e equipamentos com a Locomotive Manufacturing and Services, Alstom Transport México e Progress Rail Maintenance de México.
O plano estratégico de investimento da GMXT é realizar investimentos de capital de US$ 1,8 bilhão nos próximos 5 anos, através da adição de novas estações e criação de via dupla em alguns locais, substituição da frota de locomotivas de corrente contínua por locomotivas de corrente alternada ou GNL, bem como a digitalização do sistema de telecomunicações de toda a rede.
Os investimentos históricos da GMXT levaram a melhorias operacionais significativas e o plano estratégico de investimento tem o potencial de aumentar ainda mais a rentabilidade.
Seus principais fornecedores de locomotivas são a Wabtec e a Progress Rail Locomotive, e de vagões ferroviários são a Trinity Industries e a Greenbrier.
Os principais fornecedores de maquinário ferroviário e peças de reposição para vagões são: Plasser & Theurer, Nordco, Harsco, Wabtec, Amsted e Brandt. Além disso, o Grupo México Transportes adquiriu a maioria dos trilhos da EVRAZ Rocky Mountain Steel e da Sumitomo, empresas que atendem aos requisitos e especificações da GMXT.
Novas locomotivas
O novo investimento permitirá viabilizar o plano de trabalho que tem como objetivos:
Aumentar a participação da ferrovia no mercado terrestre de carga, como um meio de transporte sustentável, eficiente e flexível.
Fortalecer os corredores comerciais que atravessam 24 estados da República Mexicana e que se conectam com os Estados Unidos da América através de 6 passagens de fronteira, incluindo o Ferrobuque que opera de Coatzacoalcos, Veracruz, a Mobile Alabama.
Esta nova frota também será fundamental para atender os portos mexicanos de Guaymas, Topolobampo, Mazatlán, Manzanillo, Altamira, Veracruz e Coatzacoalcos.