14 de Outubro de 2025

Portada » As três razões para o aumento do abate de gado em instalações TIF no México

As três razões para o aumento do abate de gado em instalações TIF no México

19 agosto, 2025
Portugués
As três razões para o aumento do abate de gado em instalações TIF no México
Photo: Pexels.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) destacou três fatores que impulsionaram o aumento do abate de gado em instalações TIF no México.

O que é um estabelecimento TIF? Um Estabelecimento Tipo Inspeção Federal é um estabelecimento regulamentado pelo Ministério da Agricultura. Nesses locais, os animais são abatidos. Além disso, os produtos de origem animal são processados, embalados e acondicionados. Eles também são refrigerados ou industrializados para garantir seu destino ao consumo humano.

Abate de gado em instalações TIF

O USDA prevê que, em geral, o abate no México aumentará 1% em 2025, para 7,11 milhões de cabeças. 

Em fevereiro de 2024, o governo do México divulgou que, dos mais de 10 milhões de toneladas de produtos cárneos consumidos no México, cerca de 6,2 milhões de toneladas são produzidas sob o sistema TIF.

Aqui estão os motivos para um aumento no abate de gado em plantas TIF:

1.- Verme perfurador

As exportações de gado mexicano para os Estados Unidos foram suspensas após a detecção do verme perfurador do Novo Mundo (Cochliomyia hominivorax) em território nacional.

De acordo com o USDA, prevê-se uma maior disponibilidade de gado doméstico para abate. Isso se deve ao fato de as novas regras sobre exportações serem mais rigorosas. Além disso, alguns produtores optarão pelo abate local para evitar os custos de transação envolvidos nos procedimentos do NWS, considerados mais elevados.

Consequentemente, prevê-se que os produtores aumentem o abate. Ao mesmo tempo, manterão substituições para sustentar e reforçar seus rebanhos.

2.- Demanda no setor hoteleiro, de restaurantes e institucional (HRI)

O aumento esperado no abate também se deve a uma maior demanda do setor HRI. Com uma utilização estimada da capacidade instalada para o abate de gado em estabelecimentos TIF atualmente inferior a 60%, existe capacidade disponível para um maior abate. 

3.- Supermercados

Apenas a carne bovina produzida em instalações TIF é elegível para exportação. Além disso, os supermercados limitam suas compras a TIF por razões de segurança alimentar.

Produção

Em 2025, o USDA prevê que a produção de bezerros no México aumente 1%, atingindo 8,7 milhões de cabeças, graças às condições favoráveis do ano anterior. No entanto, prevê-se que as exportações de gado diminuam.

 

Imagen cortesía de Redacción Opportimes | Opportimes