13 de Agosto de 2025

Portada » As tarifas afetam os três principais parceiros comerciais dos Estados Unidos

As tarifas afetam os três principais parceiros comerciais dos Estados Unidos

5 agosto, 2025
Portugués
As tarifas afetam os três principais parceiros comerciais dos Estados Unidos
Photo: Pexels.

Os três principais parceiros comerciais dos Estados Unidos foram afetados em diferentes graus pelas tarifas aprovadas pelo presidente Donald Trump.

Em uma base anual, as importações dos EUA de produtos originários do México aumentaram 6,3% no primeiro semestre de 2025, para US$ 265,383 bilhões.

Ao mesmo tempo, as importações do Canadá para os Estados Unidos caíram 3,3%, para US$ 198,224 milhões.

A China teve um impacto negativo maior. Suas vendas para o mercado americano caíram 15,6%, para 167,479 bilhões de dólares.

O Departamento de Comércio divulgou todos esses dados na terça-feira em seu relatório mensal sobre o comércio dos EUA.

Tarifas afetam os principais parceiros comerciais

Trump aumentou a pressão comercial. Ele impôs tarifas de 50% sobre as importações de aço, alumínio e cobre. Ele também aplicou uma tarifa de 25% sobre carros e certas peças automotivas. Além disso, ele estabeleceu tarifas recíprocas sobre dezenas de países. A taxa básica era de 10% para quase todos. Mas ele estabeleceu tarifas especiais para a China (10%), México (25%) e Canadá (35%). Com esses três países, há algumas exceções e as negociações estão em andamento.

No início de abril, o governo ativou tarifas recíprocas entre 11% e 50% para 57 países ou jurisdições. No entanto, logo em seguida, suspendeu-as por 90 dias. Em seguida, estendeu a pausa de 8 de julho a 1º de agosto.

Na quinta-feira, Trump assinou uma nova ordem executiva. Tarifas recíprocas agora serão aplicadas a produtos de 69 países. As taxas variam de 10% a 41%. No entanto, essas medidas entrarão em vigor até 7 de agosto. Esse prazo abre uma janela para que os governos envolvidos negociem ajustes ou reduções.

Além disso, a tarifa mínima foi aumentada de 10% para 15%. As únicas exceções foram o Reino Unido, as Ilhas Falkland e o Brasil, que mantiveram a tarifa de 10%. Paralelamente, o Canadá enfrentará uma tarifa de 35% a partir de sexta-feira. Essa medida, como no caso do México, aplica-se a todos os produtos canadenses que não estão em conformidade com o T-MEC.

Cadeias globais de valor

O comércio mundial mudou. O aumento das cadeias globais de valor e do comércio intraindustrial está gerando mais comércio de bens intermediários. Como resultado, está cada vez mais difícil distinguir entre produtos nacionais e estrangeiros. Além disso, isso enfraquece a precisão dos saldos comerciais bilaterais. Isso complica seu uso como base para a elaboração de políticas públicas eficazes.

 

Imagen cortesía de Redacción Opportimes | Opportimes