1 de Agosto de 2025

Portada » Principais concorrentes da Soriana

Principais concorrentes da Soriana

23 julio, 2025
Portugués
Principais concorrentes da Soriana
Photo: Soriana.

Com cobertura nacional por meio de 820 lojas, a Soriana destacou alguns de seus principais concorrentes no México.

A Soriana se estabeleceu como uma das maiores redes de autosserviço do México. Sua presença se estende por todo o país, com formatos que variam de supermercados a clubes de preços e lojas de conveniência.

Além disso, ela promove uma estratégia omnichannel que combina lojas físicas com plataformas digitais. Também está comprometida com produtos de marca própria e está fortalecendo seu relacionamento com fornecedores nacionais. 

Atrás do Walmart e do OXXO, a Soriana é a terceira maior varejista de alimentos do México.

Principais concorrentes da Soriana 

O mercado de autosserviço no México é altamente competitivo, com a participação de cadeias nacionais e regionais, lojas de conveniência, descontos e comércio tradicional. No final de 2024, os principais concorrentes da Soriana incluem:

  • Walmart de México, com formatos como Bodega Aurrerá, Sam’s e Walmex Express.
  • A Chedraui, forte no sul do país, opera lojas como a Súper Chedraui, Súper Che e Arteli.
  • La Comer, presente na região central com seus formatos Sumesa, Fresko e City Market.
  • HEB, ativa no norte com seu formato Mi Tienda del Ahorro.
  • Costco, que concorre com o City Club no formato de associação.

Concorrência secundária

Cadeias regionais como Smart, Casa Ley, El Florido e Calimax também se destacam. Em 2023, a Super Dollar General entrou no mercado, com 8 lojas em Nuevo León e Coahuila.

O segmento de lojas de conveniência está crescendo rapidamente, com mais de 5.700 unidades e 45% do total do setor. Destacam-se a 3B, Tiendas Neto, Bodega Aurrerá Express e Supercito. Além disso, plataformas como Amazon, Mercado Libre, Rappi e Uber Eats reforçam a concorrência, juntamente com supermercados digitais como Jüsto e Calii.

Comparativo

O Walmart do México e da América Central teve uma receita de 202.883 milhões de pesos no segundo trimestre de 2025, um aumento de 6% em comparação com o mesmo período de 2024.

Ao mesmo tempo, a empresa registrou lucros líquidos de 48,79 bilhões de dólares, um aumento de 5,9% em relação ao ano anterior.

As receitas do Walmart do México e da América Central no segundo trimestre de 2025 foram maiores do que as receitas da Soriana em todo o ano de 2024. Naquele ano, a Soriana totalizou 179,112 bilhões de pesos, um aumento de 1,7% em relação ao ano anterior. Seu lucro líquido caiu 22,5% em 2024, para 3.909 milhões de pesos.

 

Imagen cortesía de Redacción Opportimes | Opportimes