O governo mexicano informou que planeja aumentar a produção têxtil em US$ 5 bilhões nos próximos anos.
A preços atuais, o Produto Interno Bruto (PIB) do setor têxtil e de vestuário no México era de 488 bilhões de pesos em 2024, de acordo com dados do Inegi.
Produção têxtil
O governo da Presidente Claudia Sheinbaum implementou uma estratégia em três fases para recuperar mais de 80.000 empregos perdidos no setor têxtil. A primeira consistiu no confisco de produtos que entraram ilegalmente no país; a segunda envolveu o cancelamento do programa IMMEX para empresas que o utilizaram indevidamente; e a terceira é uma reunião B2B entre compradores e vendedores do setor.
«Nossa meta é, mais ou menos, aumentar esse esforço daqui para frente. Vamos manter e aperfeiçoar outras medidas para aumentar nossa capacidade em mais de US$ 5 bilhões», disse Marcelo Ebrard, secretário da economia, na quarta-feira, na reunião B2B, organizada na Cidade do México.
Veja abaixo a produção anual de insumos, têxteis e vestuário desse setor no México, em bilhões de pesos correntes:
- 2018: 484.
- 2019: 489.
- 2020: 404.
- 2021: 502.
- 2022: 558.
- 2023: 514.
- 2024: 488.
Origem da indústria
No evento, Ebrard lembrou que a primeira indústria mexicana foi uma empresa têxtil.
«Ela se chamava Constancia Mexicana, há muitos anos, no século XIX. E então a industrialização mexicana, em grande parte, girou em torno da indústria têxtil. Portanto, o futuro também tem a ver com o setor têxtil», lembrou Ebrard.
Em 2024, o PIB do México na fabricação de insumos têxteis e acabamento têxtil foi de 131 bilhões de pesos; na fabricação de produtos têxteis, exceto vestuário, foi de 78 bilhões, e na fabricação de vestuário foi de 279 bilhões.
“O setor têxtil está desempenhando um papel muito importante, eu diria, de liderança”, comentou Ebrard no evento. “O que vocês estão fazendo tem a ver com a indústria têxtil, o emprego, os investimentos e as vendas: tem a ver com toda a economia do país.”