Portugués

A estrutura de código aberto do Android e a segurança dos utilizadores

A caraterística de código aberto do sistema operativo Android garante a segurança dos utilizadores.

O mercado das lojas de aplicações é dominado pela Apple e pela Google, que também controlam os principais sistemas operativos móveis (iOS e Android). 

Tanto o mercado das lojas de aplicações como o mercado dos sistemas operativos móveis contêm elevadas barreiras à entrada e apresentam fortes efeitos de rede, o que potencialmente confere à Apple e à Google um poder significativo para moldar o sector das aplicações.

No caso do Android, a sua disponibilidade pública para investigação e modificação permite uma maior transparência e controlo, garantindo que quaisquer vulnerabilidades sejam rapidamente descobertas e resolvidas. 

Além disso, de acordo com a Access Partnership, promove a colaboração e a inovação, com um ecossistema robusto de partes interessadas (incluindo investigadores de segurança, fabricantes e programadores de software) a trabalharem em conjunto para manter o sistema operativo seguro e em constante evolução para se manterem à frente de quaisquer potenciais ameaças à segurança. 

Código aberto

Um exemplo disto é a capacidade de resolver rapidamente qualquer vulnerabilidade descoberta no sistema operativo através de uma atualização de segurança. 

Quando o código aberto é permitido, qualquer pessoa ou entidade pode aceder ao código fonte do Android, estudá-lo, fazer alterações e criar versões personalizadas do sistema operativo.

As características de segurança mais importantes do sistema operativo Android incluem: 

Encriptação de dados 

O processo de encriptação dos dados do utilizador num dispositivo Android impede que pessoas não autorizadas leiam os dados de um dispositivo, mesmo que tenham acesso a ele. 

Caixa de areia das aplicações 

A plataforma Android utiliza a proteção Linux baseada no utilizador para identificar e isolar os recursos da aplicação, protegendo as aplicações e o sistema operativo em geral de aplicações maliciosas. Isto torna mais difícil a propagação de malware, uma vez que é menos provável que vulnerabilidades individuais comprometam o sistema operativo ou outras aplicações no dispositivo. 

Permissões de aplicações 

Ajude a manter a privacidade do utilizador protegendo o acesso a dados sensíveis (como informações de contacto do utilizador) e acções restritas (como gravação de áudio). Isto permite aos utilizadores escolher quais as aplicações que têm acesso a estas permissões e efetuar definições por aplicação ou por tipo de permissão, por dispositivo. 

Actualizações de software 

Forneça novas funcionalidades e actualizações de segurança aos dispositivos para os manter actualizados e inclua patches de segurança que podem proteger os utilizadores de vulnerabilidades descobertas. 

 

Redacción Opportimes